Iniciativa visa transformar áreas em Refúgio de Vida Silvestre, concentrando maior foco na preservação da biodiversidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa lança na segunda-feira (15), uma consulta pública com a proposta para a recategorização de duas unidades de conservação do município: a APA Serra do Rio Bonito, localizada no distrito de Amparo e a APA Floresta do Cafundó, entre o bairro Colônia Santo Antônio e o distrito de Rialto. A consulta ficará disponível para resposta pelo prazo de 15 dias nos seguintes links:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXWovWDxm_vs5KW8tlCxprVPLWcFsQGoi0211AnFJ-U4KrTg/viewform (APA Serra do Rio Bonito)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScN5sqS8xBCnvEZoJVlk-8Ekk5pjn7WnfHqJ_0U8a5nh6OyDw/viewform (APA Floresta do Cafundó)

A proposta de recategorização das duas APAS, segundo informações do Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, foi um dos encaminhamentos definido durante a reunião da equipe que integra a Câmara Técnica de Gestão das Unidades de Conservação, realizada na última quinta-feira (11). A medida visa à transformação das APAs em REVIS (Refúgio de Vida Silvestre), onde o foco tem maior concentração na preservação da fauna e da flora, na preservação da biodiversidade e proíbe quaisquer ações voltadas para o crescimento urbano, como a implantação de loteamentos.

APA SERRA DO RIO BONITO

Este fragmento florestal abrange os municípios de Barra Mansa, Valença e Barra do Pirai, Sua recategorização tem o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica, especificamente da região do Médio Paraíba, além de recuperar áreas já degradadas ali presentes. Além disso, visa oferecer oportunidades de visitação, recreação, interpretação e educação ambiental, bem como pesquisa científica, conciliadas à conservação do ecossistema; assegurar a continuidade dos serviços ambientais prestados pela natureza nesta localidade, como o controle de enchentes, recarga de aquíferos e proteção dos recursos hídricos, a proteção das encostas e topos de morro contra deslizamentos, a proteção do solo contra a erosão e o assoreamento dos corpos d’água, a manutenção da temperatura e umidade e a beleza cênica.

O Monumento Natural Estadual Serra da Beleza foi criado em 2017 pelo Decreto Estadual Nº 45.989 com uma área de 5.473,78 hectares, que sobrepôs a APA Municipal Serra do Rio Bonito.

APA FLORESTA DO CAFUNDÓ

A unidade foi criada em 2005, compreendendo uma área de 1.102 hectares. È considerada a maior UC existente no município de Barra Mansa, abrigando grande diversidade biológica, e algumas espécies de fauna e Fflora ameaçadas de extinção.

Entre os animais já identificados na área estão a Onça Parda, Paca, Furão, Lobo Guará, Tatu, Bugio e diversas espécies de aves. Devido à grande biodiversidade é uma área que sofre com a pratica de caçadores, que utilizam animais silvestres para comercialização, praticando crime ambiental.

Fotos: vista aérea da APA floresta do cafundó