Escola Municipal Vila Elmira passa a ser a terceira unidade voltada ao ensino e conscientização ambiental

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 1º, o lançamento da terceira Vocacionada Socioambiental do município, que está começando a funcionar na Escola Municipal Vila Elmira, no bairro de mesmo nome. A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable e da vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima.
Também estiveram presentes no lançamento secretários municipais, incluindo o de Governo, Luiz Furlani, a diretora da escola, Raylla Perrut, o maestro Vantoil de Souza, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Sandro Soares, os vereadores Deco e Gustavo Gomes, além de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e a Guarda Ambiental.
Atualmente a Escola Municipal Vila Elmira conta com cerca de 100 alunos na faixa etária de 04 a 12 anos, compreendidos entre o Pré I e 5º ano. Com o retorno das aulas em fevereiro, as diretrizes de Escola Vocacionada foram implementadas.
A diretora da unidade, Raylla Perrut, frisou que a implantação do trabalho socioambiental agradou muito todos que fazem parte da comunidade estudantil. “Nossa escola já funcionava em tempo integral. Temos próximo à unidade uma reserva ambiental que é muito importante para nós e os alunos. Recebemos a notícia de que nossa escola se tornaria vocacionada socioambiental com muita satisfação e alegria. Todos abraçaram a causa: os pais, os professores, e os alunos, que ficaram entusiasmados com essa nova rotina da unidade”, disse.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, pontuou que essa inauguração é mais um marco da gestão do prefeito Rodrigo Drable.
_ Barra Mansa está em nono lugar no país quando o assunto é escola em tempo integral. Estar aqui lançando essa metodologia vocacionada é mais um marco para o nosso município. A transformação do nosso mundo começa a partir da base, que são as nossas crianças. A nossa alegria é poder entregar esse trabalho, que foi iniciado pelo ex-secretário Marcus Barros. Essa é a nossa forma de governar, pensando sempre nas nossas crianças e no seu desenvolvimento – declarou Fátima.
O prefeito Rodrigo Drable enalteceu a dedicação de todos e falou sobre o andamento dos demais projetos educacionais da sua gestão.
_ Esse é um modelo de projeto bem-sucedido, que tem o objetivo de transformar a nossa sociedade. Que o respeito ao meio ambiente e ao futuro seja efetivo. Parabenizo toda a equipe envolvida e que daqui nós tenhamos cidadãos melhores e mais preparados para um mundo em crise, para que isso seja transformado em oportunidade. A expectativa é de que até o fim de 2024 chegaremos ao número de dez escolas vocacionadas no município. Nós temos atualmente unidades educacionais para serem inauguradas e a nossa intenção é que elas sejam entregues à população não apenas com mudanças físicas, mas também no conceito e metodologia – frisou Drable.
O secretário de Governo, Luiz Furlani, ressaltou a importância de despertar as boas práticas nos alunos da rede municipal. “Não tem investimento melhor na vida de crianças e jovens que não seja pela educação, que é a base da formação de qualquer cidadão. E esse projeto traz a conscientização sobre o meio ambiente, principalmente, neste momento climático que estamos vivendo. A transformação da nossa cidade e do nosso país passa pelas nossas crianças. Desejo sucesso a todos os envolvidos e que projetos como esse se perpetuem, porque é a única forma de dar dignidade ao nosso futuro”, comunicou.
Além da nova unidade no bairro Vila Elmira, as demais escolas vocacionadas de Barra Mansa são: a Escola Vocacionada à Música – Ciep 485 Prof. João Baptista de Barros, no bairro Bom Pastor; a Escola Vocacionada Socioambiental – Ciep Ada Bogato, no Paraíso de Cima; e a Escola Municipal Socioambiental Gelson Silvino, no Moinho de Vento.