Medida idealizada pela Prefeitura, Aciap, CDL, Sicomércio, SindSul e Codec, visa à proteção de vidas, além de coibir as aglomerações em bares, vias públicas e festas particulares

 

 A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e as entidades representativas do comércio – Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), SindSul (Sindicato dos Bares e Restaurantes da região) e Codec (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa) lançou nesta sexta-feira, 24, a campanha #PROTEJA A GENTE. A iniciativa tem como foco à conscientização em massa da população sobre a importância de manter o distanciamento social como forma de evitar a propagação do novo coronavírus.

Apesar das medidas de fiscalização implementadas pelo poder público municipal com ações enérgicas da Secretaria de Ordem Pública, nas últimas semanas algumas pessoas estão insistindo em manter hábitos de vida que contradizem os cuidados necessários e exigidos no cenário de pandemia. As ocorrências mais recorrentes são de aglomerações em bares e praças, além de festas particulares.. A campanha abrangerá todos os bairros do município, principalmente Ano Bom, Colônia Santo Antônio, Boa Sorte, Vila Nova e Vista Alegre, onde foram registrados maiores índices de ocorrências desde o início da pandemia.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Gomes, a prevenção é responsabilidade de toda sociedade. “Fazemos um apelo para que as pessoas se mantenham em casa. Esse é o meio mais eficaz de proteção individual e coletiva, associado ao uso de máscara de proteção facial, álcool gel para higienização das mãos e demais protocolos de medidas sanitárias”, disse.

O presidente da Aciap-BM, Bruno Paciello,  ressaltou que o combate ao coronavírus continua. “Cumprir as medidas de segurança e o isolamento social permanecem sendo fundamentais para evitar que as famílias sejam afetadas. É bom lembrar que o aumento do número de casos compromete a abertura do nosso comércio. Precisamos nos proteger e proteger a manutenção dos empregos em Barra Mansa. Sejamos conscientes, a pandemia ainda não acabou”.

Para o presidente da CDL, Leonardo dos Santos, a união tem sido fundamental neste momento de adversidade. “Desde o início da pandemia estivemos juntos à frente de ações, levando informações, conscientização e atitudes para prevenção e combate ao coronavírus. A situação, mais uma vez, exige a colaboração de todos nós, comerciantes, equipes, entidades e população em geral, para que o vírus não ganhe força e para que tenhamos nossa cidade segura no controle da pandemia. Não podemos nos descuidar. Estamos engajados nessa ação juntos com o governo municipal porque acreditamos que a força está no cuidado de todos”.

Na mesma linha de expressão, o presidente do Sicomércio, Hugo Tavares, disse ser de suma importância o engajamento de todos nas ações preventivas. “Precisamos encarar o combate a Covid-19 com seriedade e consciência. O vírus está aí, tirando milhões de vida em todo o mundo, inclusive em nossa cidade e região. Por isto, é tão fundamental as medidas de proteção. Esse não é o momento de aglomeração, mas de preservar vidas”.

O presidente do SindSul, Alexandre Magno Vieira, ressaltou que a entidade está trabalhando muito junto aos proprietários dos estabelecimentos para que sejam conscientes e cumpram todas as medidas necessárias estipuladas pelas autoridades de saúde. “São iniciativas capazes de serem realizadas e que possibilitam a manutenção do funcionamento do comércio de Barra Mansa”.

Já o presidente do Codec ((Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), Arivaldo Corrêa Mattos, reafirmou que todos os cidadãos precisam continuar produzindo, trabalhando e vivendo sob novas regras. “O uso de mascaras no dia a dia, distanciamento de 1,5m e a higienização das mãos, são regras que salvam vidas. Ao não usar máscara você coloca a vida de outras pessoas em risco e não somente a sua, pois não sabemos quem esta contaminado, até que se realizem exames. É um ato de cidadania e amor ao próximo”.

A CAMPANHA – Com o mote direcionado à proteção, a campanha conta com outdoors, cartazes, adesivos, propagandas em emissoras de rádio, carro de som e divulgação em redes sociais, entre outras. O filme conta com depoimentos de pessoas que conseguiram sobreviver à doença e também de familiares, que infelizmente, perderam seus entes queridos para o coronavírus.

A intenção, segundo os organizadores, é mostrar o quanto a preservação de vidas, assim como o município, é importante. Destaque para o alerta direcionado à disponibilidade de vagas nos hospitais, ao funcionamento do comércio e ao telefone do disk-denúncia (24)3028-9369/3028-9339, que funciona 24 horas podia, de segunda-feira a domingo. 

O coronavírus em Barra Mansa

Dados da Secretaria Municipal de Saúde desta quinta-feira (23) confirmam 1.436 casos positivos até o momento, sendo que 13 pacientes seguem hospitalizados. Deste total, 997 são considerados curados por não apresentarem mais sintomas da doença após o período de quarentena (14 dias). Há 82 casos suspeitos do novo coronavírus, 13 estão internados. O município registrou 37 óbitos e outros 18 estão em investigação.

No total foram realizados 6.435 testes, com 4.320 descartados.A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 33% e a disponibilidade de 67%. Nos leitos clínicos a ocupação é de 28%, com  disponibilidade de 72%. Dos 31 respiradores mecânicos, três estão ocupados e 28 disponíveis.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, enalteceu a campanha. “Temos um inimigo invisível, provocando grandes perdas. Para não deixar que o coronavírus alcance números desfavoráveis para o município é preciso cuidado. Estruturamos a rede de saúde pública para enfrentar esse momento delicado, porém se cada pessoa não fizer a sua parte, todo esse trabalho pode ser vão. Contamos com a consciência e a colaboração de todos”, concluiu.