Após aplicação de doses nas redes municipal e estadual, Secretaria de Saúde se prepara para levar imunização às unidades de ensino particulares

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde atingiu a marca de 700 aplicações do imunizante contra Covid-19 em alunos de 62 unidades de ensino municipais e estaduais. A partir desta terça-feira, 19, acontece o planejamento para o início da aplicação de doses contra a doença em escolas particulares. O projeto “Vacinação nas Escolas” visa ampliar a cobertura contra o coronavírus no município.
Segundo a responsável pela Imunização da Secretaria, Yasmim Rio Verde, o foco principal da ação é mostrar a importância da vacinação. “Realizamos uma busca ativa, onde pudemos apresentar aos pais quais os tipos e diferenças de vacinas contra a Covid-19 temos disponíveis para a faixa etária de 05 a 11 anos. Além disso, esclarecemos as dúvidas dos responsáveis e deixamos claro que não é uma questão obrigatória e sim de conscientização à vacinação”, disse Yasmim.
Ela ressaltou que os responsáveis que quiserem que os filhos recebam a dose na escola podem procurar a direção das unidades. “O responsável que desejar que seu filho seja vacinado e que por algum motivo não tenha conseguido levá-lo a uma unidade de saúde ainda, deve procurar pelo responsável da instituição de ensino para a assinatura de um termo de responsabilidade, ou entrar em contato com o setor de imunização para solicitar uma visita à escola da criança. Visto que estamos centralizando a vacina pediátrica em algumas unidades para evitar o desperdício de doses por semana”, explicou Yasmim.
A dona de casa Gabriela Rocha levou o filho Alessandro, de 11 anos, para tomar a primeira dose de imunização contra Covid-19 na Escola Municipal Doutor Elvino Alves Pereira.  Ele acredita que é papel dos responsáveis incentivar as crianças sobre a vacinação contra o coronavírus.
“A imunização é fundamental. Eu contraí a doença, mas como estava vacinada, os sintomas foram fracos. Sabemos da importância e precisamos proteger nossas crianças. A transformação da escola em um ponto de vacinação facilita a vida dos pais e passa mais segurança”, contou Gabriela.
FOTO: Paulo Dimas