Benefício oferece acesso a transporte intermunicipal para tratamento médico. Nova remessa foi entregue nesta quarta-feira, 27

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) entregou nesta quarta-feira, dia 27, mais 60 Vales Sociais a moradores da cidade. O cartão oferece gratuidade em transportes que circulam dentro do município e também de concessão estadual (rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário) a portadores de deficiência física, auditiva, visual ou mental, além de doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso pela rede pública de saúde. Ao todo, 120 já foram distribuídos este ano.
Segundo a coordenadora do Vale Social e Passe Livre do município, Márcia Estrella, um benefício não anula o outro e ambos auxiliam no deslocamento dos pacientes para o tratamento médico.
“O benefício estadual é intermunicipal e auxilia aos que realizam tratamento fora domicílio (TFD). Antes os usuários tinham que ir até Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para buscar o ‘Vale Social’ e havia a dificuldade de não ter a certeza de quando estava pronto. Como a demanda era muito grande e havia a dificuldade de deslocamento, o prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Assistência Social, J. Chagas, buscaram pela parceria com o estado”, explicou Márcia, acrescentando:
“Pedimos para que a pessoa que solicitou o cartão, que o busque na Secretaria, pois passado um período, se ele não for retirado, precisamos devolvê-lo para o governo estadual”, alertou a coordenadora.
O secretário da SMASDH, J. Chagas, ressaltou que o benefício é uma conquista para Barra Mansa. “Graças a um empenho do nosso prefeito Rodrigo Drable e uma parceria com o governo estadual, Barra Mansa está saindo na frente, se tornando um polo do Vale Social. Cabe ressaltar que isso não isenta as empresas municipais do Passe Livre. Essa é uma conquista a mais para os cidadãos”, completou J. Chagas.
O interessado em obter o Vale Social deverá se dirigir à sede da SMASDH, localizada na Rua Oscar da Silva Marins, n° 252 (ao lado da prefeitura), no Centro. É preciso apresentar os seguintes documentos:
– Ficha de cadastro, que pode ser obtida no site www.valesocial.rj.gov.br/formularios;
– Laudo médico no verso da ficha, devidamente preenchido pelo médico do solicitante – o local de tratamento deverá ser obrigatoriamente uma Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS;
– Cópia da Certidão de Nascimento ou Cópia da Carteira de Identidade (RG);
– Cópia do CPF;
– Cópia do Comprovante de residência e da identidade do titular (se não for o próprio). Para menores de idade ou adultos incapazes, apresentar cópia da identidade do responsável ou representante legal;
– Uma foto 3×4 (original e recente).

FOTO: Divulgação