Atividades são realizadas em dois dias e visam apresentar aos participantes as funcionalidades da ferramenta e-SUS

Com objetivo de aprimorar os serviços na área de saúde em Barra Mansa, cerca de 400 profissionais da rede de Atenção Básica estão recebendo uma capacitação que visa atribuir maior noção da ferramenta e-SUS. O sistema é uma estratégia do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração da metodologia, de modo a permitir o registro da situação de saúde individualizado por meio dos atendimentos e procedimentos realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF). Toda a ação foi dividida em quatro sessões, que estão sendo ministradas nesta quarta e quinta-feira, 09 e 10, no Parque Natural Municipal de Saudade.

O coordenador de faturamento da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Thiego Esteves, comandou a capacitação e explicou que inicialmente pôde perceber o comprometimento e participação dos profissionais, inclusive dos novos servidores convocados recentemente pelo processo seletivo. “Essa iniciativa é um avanço para o município, pois nos permite que a cada dia fiquemos mais adequados as exigências do Ministério da Saúde. Nosso método também incluiu apresentar o papel de cada profissional e tirar dúvidas”, esclareceu.

A enfermeira Líder do Distrito, Camila Macedo da Silva Serafim, completou dizendo que o e-SUS é um sistema que avalia as funções de cada unidade. “Mensalmente enviamos ao Ministério da Saúde as fichas de procedimentos que as unidades realizam. Através dessa iniciativa que recebemos os repasses para o município. Barra Mansa já tem um bom desempenho, acredito que a partir dessa capacitação vamos alcançar maiores resultados”, garantiu Camila.

Juliana Assis é auxiliar administrativo da Pasta, admitida em junho deste ano, revelou a importância da iniciativa. “A capacitação foi bem esclarecedora e prática, principalmente para quem atuará diretamente com o sistema. Acredito que todos sairão daqui com um conhecimento que será usado em benefício a saúde de nosso município”, considerou.