A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o calendário de imunização contra Covid-19 e Influenza desta sexta-feira, dia 8. O município também anunciou nesta semana o novo público para a imunização contra a gripe, que está disponível a pessoas maiores de 40 anos, sem comorbidades.
Além disso, a vacinação segue normalmente para idosos, gestantes, puérperas e para os grupos prioritários entre 5 e 59 anos de idade. A aplicação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Em relação às doses contra Covid-19, as pediátricas são destinadas a crianças de 5 a 11 anos de idade ou imunossuprimidas e continuam sendo aplicadas nos seguintes postos de saúde: Amparo (quarta-feira), Clínica da Família (quarta-feira), Floriano (terça-feira), Nove de Abril (quarta-feira), Paraíso de Cima (quarta e quinta-feira), Rialto (terça-feira), Roselândia, Santa Lúcia (terça e sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), São Luiz, Siderlândia (segunda-feira), UBS Centro, UBS Colônia (segundas e quartas-feiras), Vale do Paraíba (quinta-feira), Vila Coringa I (terça-feira), Vila Elmira, Vila Independência (quarta-feira), Vila Maria (quinta-feira) e Vila Principal (sexta-feira).
Jovens e Adultos
A vacinação segue também para os jovens e adultos, que devem seguir o cronograma abaixo:
– 1ª dose: em pessoas a partir de 12 anos;
– 2ª dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
– 3ª dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda até o dia 08/03/22; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
– 4ª dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham quatro meses após a terceira dose; pessoas acima de 40 anos, quatro meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham quatro meses após a terceira dose.
Para a imunização, é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.
As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.