Ação visa padronizar as ações para o enfrentamento da pandemia

Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou a capacitação dos profissionais de saúde na luta contra o novo coronavírus. O encontro teve objetivo de padronizar as ações para o enfrentamento da pandemia, consolidando as orientações de proteção aos pacientes e aos profissionais da área.

A reunião foi conduzida pela enfermeira Juliana Russi da Vigilância em Saúde e contou com a participação do secretário de Saúde, Sérgio Gomes; dos membros da Atenção Básica; das Unidades Básicas de Saúde; do Programa Saúde da Família e Sirenes.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, esclareceu os assuntos abordados no encontro. “Falamos sobre o procedimento operacional padronizado, o uso de equipamentos de proteção individual, a higienização das mãos e as medidas de desinfecção das unidades, além da segurança do trabalho para os profissionais de saúde, do fluxograma do município e das orientações sobre os atendimentos em casos suspeitos da Covid-19 nas unidades básicas de saúde do município”, informou o secretário.

De acordo com a coordenadora da Assistência Básica, Adriana Alves, a qualificação está incluída no plano municipal de combate a Covid-19. “A capacitação faz parte do plano municipal de enfrentamento ao coronavírus e inclui os cuidados que os colaboradores devem ter no manuseio dos EPI’s (colocação e retirada), higienização das mãos, limpeza das salas e orientações para a comunidade. Todos estes profissionais são multiplicadores e estão distribuídos na rede, com um total de 49 unidades básicas de saúde que estão se dedicando para o enfrentamento dessa pandemia”, declarou Adriana.