Pessoas que receberam a dose contra COVID-19 devem aguardar pelo menos 14 dias para se imunizar contra a gripe

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. A ação acontece nas unidades de saúde dos bairros e visa atingir uma cobertura mínima de 90% dos públicos prioritários, o equivalente a 65.966 pessoas de um total de 73.295.

Neste ano, a campanha acontecerá em três etapas e segue até 09 de julho. Até o dia 10 de maio devem ser vacinados trabalhadores da saúde, crianças maiores de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Responsáveis pelas crianças devem levar o cartão de vacinação para atualização da caderneta.

A segunda etapa acontece de 11 de maio a 8 de junho para idosos com mais de 60 anos e professores. Já a última etapa irá imunizar pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A coordenadora de Imunização, Marlene Fialho, falou sobre a importância de também se imunizar contra a gripe durante a pandemia. “É fundamental se vacinar antes dos períodos de frio, para se prevenir doenças respiratórias, que podem se confundir com a Covid-19. Vale ressaltar que a prioridade é a vacinação da Covid-19 e deve se respeitar o intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra”.