Medida tem como meta monitorar o regime de precipitação de chuva na cidade

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolveu uma iniciativa nas escolas da rede municipal de ensino para permitir um melhor monitoramento da quantidade de chuvas que podem causar transtornos a comunidade. Pluviômetros serão instalados nas unidades para ajudar no levantamento de dados a respeito do volume de chuva, as coletas serão realizadas diariamente.

O assessor da Educação, Lucas Peres, ressaltou os benefícios dos pluviômetros. “Essa ação vai dimensionar o impacto das mudanças climáticas na cidade, através das chuvas, e poderá servir como ponto de partida para ações concretas em diferentes áreas do município que são afetadas com os temporais”, frisou.

O secretário de Educação, Marcus Barros, informou como a implantação dos equipamentos auxilia as escolas. “Quando a escola implanta mecanismos como esses, que são os pluviômetros, todo mundo ganha. Instituições e comunidade também. Os benefícios dessa ação são diversos para a população, desenvolvendo a conscientização dos estudantes com o ambiente e seus fenômenos naturais”, informou Marcus.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, destacou a importância da ação para a preservação dos colégios e entornos. “É fundamental conhecer os regimes de precipitação do município. Os pluviômetros vão contribuir para que saibamos todas as ocorrências que possam acontecer, como escorregamento de massas, entre outros fatores. Desta maneira, valorizamos a consciência ambiental em todos os nossos alunos da rede pública”, enfatizou.

O engenheiro hídrico Caio Herman, relatou o sentido do processo. “Essa coleta de dados nos concede uma observação da distribuição espacial da chuva no município. Essa medida é fundamental para a análise climatológica, hidrológica e meteorológica de uma região, pois permite calcular a média anual de chuva, identificar padrões de sazonalidade, estudar o ciclo hidrológico e realizar previsões de cheias ou secas em diferentes locais do município”, comunicou.