Primeira etapa segue até 30 de junho

 

Nesta terça-feira (10), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa foram a campo para imunizar bezerras com idade entre três e oito meses contra a brucelose. A ação conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e dá início a primeira etapa da campanha, que segue até 30 junho. Aproximadamente, 900 animais serão vacinados por fases, de forma gratuita.

A brucelose é causada por uma bactéria (Brucella abortus) que ataca principalmente bovinos e bubalinos e pode ser transmitida do animal para o ser humano. Em pessoas, a doença pode causar infertilidade, artrite e outras complicações que podem levar à morte. A infecção pode acontecer através do consumo de carne malpassada, ingestão de leite e derivados contaminados e contato com animais doentes.

O médico veterinário Bruno Meirelles explica a necessidade de participar da campanha. “A Brucelose é uma zoonose, doença que pode ser transmitida ao homem. Iniciamos a vacinação para a prevenção da doença. Os animais acometidos devem ser sacrificados e a propriedade é notificada, ficando em quarentena até não ter mais nenhum caso verificado. Há um prejuízo para a propriedade, para o setor e para a localidade. Barra Mansa é o município que tem mais tempo nesse programa de vacinação, começando em 1989. São mais de 30 anos, com grandes êxitos. Ano passado batemos as metas e esse ano estamos tentando aumentar ainda mais as vacinações e atendimentos nas propriedades. Hoje, não temos caso da doença no município”, informou.