A vacina contra a raiva é obrigatória em cães e gatos. Primeira dose de ser aplicada aos três meses de vida

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, realiza a partir do próximo sábado, dia 17, a vacinação anual antirrábica em cães e gatos. A imunização acontece de forma escalonada e subsequente, nos dias 18, 24 e 25 de setembro, nos postos de saúde dos bairros, das 8h às 16h, além dos postos itinerantes.

Devem ser vacinados animais saudáveis a partir dos três meses de idade. O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, alerta para a importância da medida. “Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e, na maioria dos casos, fatal. A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis”, destacou o coordenador, orientando para que os animais sejam conduzidos até o local da vacinação por adultos.

A doença é transmitida pela mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando inflamação no cérebro, que evolui de forma muito acelerada. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos.

Confira a programação dos dias 17 e 18 de setembro