Escola foi a segunda a receber o laboratório, de uma série de 20 que serão entregues na cidade

Na manhã desta quinta-feira, 29, a Prefeitura de Barra Mansa inaugurou mais um laboratório de ciências da rede municipal de ensino, desta vez no Colégio Municipal Padre Anchieta, localizado no bairro Vista Alegre. O evento contou com a participação do prefeito Rodrigo Drable e do secretário de Educação, Fernando Vitorino.

O laboratório foi equipado com lupa, vidrarias, microscópio, reagentes, destiladores e estufas. Os equipamentos serão utilizados nas aulas de ciências, tanto para botânica, quanto para zoológica e atenderão alunos do 6º ao 9º ano da escola.

O prefeito Rodrigo Drable agradeceu o esforço dos professores e destacou a importância do laboratório na aprendizagem dos estudantes. “Quero agradecer os professores da escola, pois são momentos como esse que nos permitem enxergar que um conjunto de dificuldades não limita quem quer fazer a coisa acontecer. É gratificante ver um laboratório completo disponível para nossos alunos, possibilitando oportunidades para que aprendam ciências de uma forma diferente”, disse Rodrigo.

O secretário de educação, Fernando Vitorino, ressaltou a importância da implantação do laboratório, que fortalece e estimula a iniciação científica de alunos. “A instalação de um laboratório de ciências em uma unidade escolar  visa estimular a investigação, a pesquisa de uma maneira geral. Isso é muito importante nessa faixa etária de jovens estudantes para que eles tenham a possibilidade de participar de projetos que venham contribuir para seu conhecimento pessoal e a todos que o cercam”, destacou o secretário, que enfatizou ainda “A iniciação científica e a pesquisa são, sem dúvidas, pilares na formação do estudante, seja em que nível que ele esteja. Os professores já vêm realizando um trabalho excelente na escola no aspecto científico e agora com o laboratório essas possibilidades tendem a crescer”, salientou.

O laboratório recebeu o nome de Marie Curie, uma homenagem à cientista francesa e pesquisadora pioneira no ramo da radioatividade. Ela também foi à primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel.

A professora de ciências do Colégio Municipal Padre Anchieta, Laiene Amorim, destacou a união entre os funcionários da escola e disse sobre o diferencial das aulas no laboratório. “Nunca trabalhei sozinha. O diferencial desta escola é que sempre estamos trabalhando juntos, pois professores de outras disciplinas, diretoria e os demais funcionários sempre estão conosco. Com o laboratório, iremos melhorar ainda mais nossas aulas de ciências. Passaremos do imaginário para o real, de uma ciência livresca para uma ciência experimental”, concluiu a professora.

Motivado com o laboratório de ciências, o aluno do 8º ano, Lucas Alves, agradeceu ao prefeito e aos professores pela oportunidade de ter aula prática de ciências. “Em primeiro lugar quero agradecer ao prefeito, pois o laboratório ficou muito melhor do que todos nós imaginávamos, e depois agradecer aos professores Ricardo e Laiene, por todo esforço e comprometimento”, completou Lucas.