Ação é seletiva e visa atender apenas pessoas que não foram imunizadas; público alvo são pessoas de seis meses até 59 anos

Desde o último ano, a Prefeitura de Barra Mansa vem seguindo as orientações do Ministério da Saúde para intensificar a campanha seletiva de vacinação contra o Sarampo. Até o momento, compareceram aos postos 15.240 pessoas para avaliação da caderneta de vacinação. Desse número, 5.574 receberam a medicação. A ação será mantida até segunda ordem do Estado do Rio de Janeiro. O público alvo da iniciativa são pessoas de seis meses até 59 anos.

Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado, em 2019, o Rio de Janeiro apareceu em terceiro lugar com maiores índices de pessoas contaminados pelo Sarampo. Em 2020, houve a primeira morte confirmada pela doença, um bebe de oito meses, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Segundo o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, o Sarampo é uma doença viral aguda potencialmente grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade. “Nós sempre frisamos que é importante fazer o acompanhamento vacinal de todas as pessoas, principalmente daqueles que estão inseridos no grupo de risco. Todos os Postos de Saúde da Família (PSF) estão aptos a receberem os pacientes que necessitarem da dose, que é única e válida para toda a vida”, disse.

O secretário ainda explicou como ocorre o contágio. “A transmissão do vírus ocorre a partir de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o Sarampo”, finalizou.