Município chegou ao 3º lugar no ranking e se posicionou como a melhor Atenção Primária do Médio Paraíba

Em evento nesta sexta-feira, dia 27, no Parque Natural Municipal de Saudade, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa homenageou os enfermeiros que trabalham nas unidades de saúde do município – são 52 no total. O reconhecimento foi feito em virtude dos excelentes resultados alcançados no Programa ‘Previne Brasil’, no mês de outubro, pela Atenção Primária de Barra Mansa, que subiu para o 3º lugar no Estado do Rio de Janeiro e obteve o primeiro lugar no Médio Paraíba. A vice-prefeita, Fátima Lima, esteve presente na homenagem.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, enalteceu os enfermeiros pelo trabalho e dedicação em prol dos usuários e da saúde no município. “Agradeço a todos os enfermeiros e demais profissionais que contribuem para um melhor atendimento das nossas 52 unidades de saúde. Nos enche de orgulho ver que a Saúde de Barra Mansa está avançando cada vez mais e obtendo altos índices no atendimento. Isso tudo é fruto do empenho do governo municipal e de nossos servidores, que aqui estão recebendo o devido reconhecimento, em especial minha coordenadora de atenção em saúde Juliana Russi e suas supervisoras”, disse.

Dr. Sérgio continuou agradecendo ao prefeito Rodrigo Drable pela atenção que tem com a Saúde do município. “Agradeço também ao prefeito por tudo que vem realizando na Pasta da Saúde. Ele não mede esforços para garantir o melhor para os usuários, e também a toda nossa equipe da Secretaria pelo apoio e trabalho em conjunto”, ressaltou.

– Somos o terceiro município do estado em termos de nota do Ministério da Saúde. Estamos fazendo esta homenagem a todos os trabalhadores que influenciaram para que tivéssemos essa posição de destaque e valorosa em todo o Rio de Janeiro – frisou.

O secretário de saúde concluiu enfatizando que este resultado veio através de uma união que qualifica a Saúde municipal. “A evolução na Atenção Básica é fruto de um trabalho em conjunto, desde os ASGs (Auxiliar de Serviços Gerais) até os enfermeiros, técnicos e médicos”, finalizou.

A vice-prefeita, Fátima Lima, parabenizou todos os enfermeiros. “Quero deixar meu agradecimento a todos os profissionais de enfermagem que tanto fazem pela população de nossa cidade. Eles trabalham com muita dedicação para atender os pacientes”, enfatizou.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi criado em 2019, pelo Governo Federal, com o objetivo de reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS); além de promover a democratização e transparência da gestão, por meio da divulgação das metas e resultados alcançados. Barra Mansa atingiu a nota de 9.35 no Indicador Sintético Final (ISF).