Profissionais celebram o aniversário da corporação nesta quarta-feira, dia 29

A Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM) comemora, nesta quarta-feira (29), o seu aniversário de 76 anos. A corporação foi fundada no município no ano de 1947, a partir da Lei nº 08, contando atualmente com um efetivo de 124 guardas e seis vigias. Os seguintes grupamentos compõem a Guarda Municipal: Ambiental, Trânsito, Patrimonial, Ronda Escolar, Patrulha da Mulher e Programa de Educação no Trânsito (PET).
De acordo com a Lei Federal 13.022/14, por meio do Art. 3º, a Guarda Municipal deve garantir a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; o patrulhamento preventivo; o compromisso com a evolução social da comunidade; e o uso progressivo da força.
O comando da Guarda chegou a ser extinto em 1961, mas sua função permaneceu. Em 1990, através da Lei nº 2.355, o comando foi reorganizado com a criação do regulamento interno e do curso de formação de guardas municipais, além da chegada de novas viaturas, equipamentos e fardamento.
O comandante da GMBM, Paulo Sérgio Valente, comentou sobre o que representa estar à frente desse grupo. “Estou como comandante de uma corporação que eu respeito muito. É um motivo de muita honra e aproveito para parabenizar cada guarda que tem desempenhado seu papel de forma brilhante”, ressaltou.
O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, parabenizou os agentes da corporação pela data. “A Guarda Municipal de Barra Mansa celebra junto o carinho e dedicação que tem com o município e nossa sociedade. Atuando com foco em assistir nossa população, protegendo, organizando nossa cidade, atuando em prédios públicos, na prevenção ao crime, na educação ao trânsito, no combate à violência contra mulher, entre outras diversas atuações”, informou Abreu.