Projeto foca na comercialização e exposição de produtos gerados no município. Estrutura ficará na área do antigo estacionamento próximo à rodoviária, no Centro

Durante visita do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, à cidade, o prefeito Rodrigo Drable anunciou nesta segunda-feira, 28, a construção do ‘Mercado do Produtor AgroRJ’ em Barra Mansa. Ele ocupará a área do antigo estacionamento próximo à rodoviária, no Centro. O projeto é direcionado ao produtor rural local, focado na comercialização e exposição de produtos gerados no município.
A obra, prevista para iniciar em até 90 dias, contará com cerca de 20 boxes e irá agregar a rua lateral ao antigo estacionamento e o Largo Nossa Senhora da Glória.
“Segundo o projeto, a prefeitura tinha o papel de encontrar um local para a instalação do equipamento. Aquele terreno pertence ao Estado do Rio de Janeiro, que entrou com uma ação judicial para reavê-lo. Após a decisão favorável, uma parceria foi firmada com o governo municipal para deixar o local útil à população. De acordo com o projeto, ao menos 25 famílias serão beneficiadas”, explicou o prefeito, completando que o mercado vai fomentar a economia local e trazer vários benefícios aos produtores.
“Além de ser um equipamento que, arquitetonicamente, vai valorizar o centro da cidade, dará oportunidade ao produtor local, àquele homem e àquela mulher do campo, ter condição de vender o produto diretamente ao consumidor. Com isso, eles ganham a margem de lucro que ficaria com o intermediário”, destacou Drable.
Segundo Marcelo Queiroz, a iniciativa é um trabalho em conjunto com o governo estadual, que realizará a obra e, em seguida, passará a gestão do local ao município. “Esse projeto, lançado pelo governador Cláudio Castro em junho do ano passado, tem o objetivo de construir 30 mercados em todo o Estado. A primeira etapa consistia na entrega de documentação para a construção e o prefeito Rodrigo Drable foi o primeiro a nos entregar tudo completo e está entre os cinco prioritários. Quem executa a construção é a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras, junto com o secretário Max Lemos, e em até 90 dias daremos início à construção”, explicou Queiroz, que destacou a importância do centro da cidade para o fomento da economia.
“Esse projeto é muito específico para cidades como Barra Mansa, que tem um Centro pujante e a oportunidade de negócios concentrada”, finalizou o secretário.