Encontro foi realizado na tarde desta segunda-feira, 03 de julho; empresa vai ser responsável pela gestão do Condomínio Industrial

Na tarde desta segunda-feira, 03 de julho, foi realizado, no Parque Natural de Saudade, um encontro para marcar a formalização da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, uma empresa de capital misto que tem o município como sócio majoritário e, como minoritário, a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM). Estiveram presentes o prefeito Rodrigo Drable, secretários municipais e representantes da Aciap-BM.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, a empresa será um instrumento de comercialização de áreas, tendo como principal missão fazer a gestão do Condomínio Industrial, que vai funcionar na área da antiga Edimetal. Isso vai fortalecer o desenvolvimento econômico do município, ancorando-se na lei estadual nº 6.979/2015, que reduz o ICMS de 18 para 3%. “Nós entendemos que esse tributo vai ser muito importante para o desenvolvimento da cidade. Faz-se necessário criar ambientes como parques industriais, motivo pelo qual estamos construindo essa Companhia. Já temos um grupo de espera com pelo menos 60 empresas interessadas em se instalar no município”, destacou.

Ainda segundo Bruno, a Aciap foi escolhida por ser uma entidade de classe com 90 anos de tradição no município, representada pelos empresários locais. “Ninguém melhor do que a Associação Comercial para estar conosco e poder pensar no desenvolvimento da Companhia”.

O prefeito Rodrigo Drable também enalteceu a parceria com a Aciap e comentou sobre os fatores que estimulam a instalação de novas empresas em Barra Mansa, sobretudo o eixo de localização, sendo atravessada pela Rodovia Presidente Dutra e a malha ferroviária, além de fazer divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais. “Eu parabenizo a Aciap por estar inserida no contexto de desenvolvimento da cidade através da Companhia. E nós já temos, de imediato, algumas decisões que já estão em andamento. O Condomínio Industrial é um projeto que o Governo do Estado definiu como prioritário para realizar em conjunto, não só por ter sido o primeiro cronologicamente a ser discutido, mas também pelas condições que estão bem consolidadas”.

Durante o encontro, o presidente da Aciap-BM, Matheus Gattás, falou sobre a decisão da entidade de participar do projeto.

– Nós vemos a parceria público-privada sendo essencial para o sucesso dessa Companhia. Nós teremos membros da própria Aciap como conselheiros inseridos no projeto com objetivo de decidir os melhores caminhos a serem escolhidos. É uma companhia constituída com viés de desenvolvimento econômico e todos nós esperamos que a mesma seja bem administrada. Dessa forma, o município é que vai colher os frutos – concluiu Matheus.