Em meio à pandemia provocada pela Covid-19, a Secretaria de Educação segue investindo em melhorias nas unidades escolares

Mais um passo rumo à melhoria do ensino público de Barra Mansa foi dado durante esse período sem aulas presenciais. Apesar das unidades estarem respeitando as determinações de não funcionamento, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, finalizou a primeira etapa de implantação dos laboratórios de pesquisa e iniciação científica. Hoje, vinte escolas da rede contam com uma sala exclusivamente voltada para a prática das atividades que proporcionam aos alunos melhores técnicas e conhecimento científico.

Cada laboratório conta com lupa, vidrarias, microscópio, reagentes, destiladores, esqueletos, estufas, entre outros aparelhos. Os equipamentos serão utilizados nas aulas de ciências, tanto para botânica quanto para zoologia, e atenderão alunos do 6º ao 9º ano das escolas.

O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Vinícius Pires de Barros, falou sobre o investimento. “Mesmo diante da pandemia, a prefeitura tem conseguido manter as promessas de melhorias, não apenas na área da educação, mas também em outros setores. Esses laboratórios são equipados com aparelhos de alto nível tecnológico e oferecerão muito mais que um aprendizado, o despertar para o pensamento científico”, explicitou o secretário.

Em relação à melhoria no ensino, Marcus continuou: “Aula prática já é uma realidade em Barra Mansa. Antes da pandemia, algumas unidades, que já contavam com o laboratório, tiveram um aumento no índice de aprendizagem significativo. Nossa intenção é ampliar esses espaços em outras unidades. Ainda estamos articulando as tratativas, mas tenho certeza de que iremos avançar ainda mais na educação pública municipal”, completou.

Sobre o trabalho realizado nesses laboratórios, o articulador da área de Ciências, professor Lucas Peres, afirmou. “Acreditamos que as práticas investigativas que acontecem nos laboratórios de pesquisa e iniciação científica podem contribuir muito para a troca de saberes e a problematização do conhecimento é a melhor forma para o aprendizado, já que suscita a busca do novo”, finalizou.