Unidade está localizada no bairro Moinho de Vento

A Escola Municipal Socioambiental Gelson Silvino, localizada no bairro Moinho de Vento, começou a desenvolver esta semana, através de seus alunos, um projeto sustentável de cultivo de hortaliças. Essa iniciativa tem como principal objetivo estimular o cultivo de hortaliças em pequenos espaços  através do uso de garrafas do tipo PET, que é um produto reciclável, funcionando como um vaso autoirrigável.
O projeto, idealizado por Bruno Batista, membro da comunidade local, também visa conscientizar a população de que existem maneiras fáceis e sustentáveis para o cultivo de plantas no geral. Na primeira experiência realizada pelos alunos foram plantadas mudas de alface.
O assessor pedagógico da Secretaria de Educação, Lucas Peres Guimarães, falou sobre o projeto realizado na Escola Gelson Silvino.
“Uma das principais ideias da Escola Vocacionada Socioambiental é praticar um ensino que seja alicerçado com os interesses e a vocação da comunidade. O vaso autoirrigável leva-nos a pensar no sucesso da proposta com uma comunidade que sente orgulho da escola”, disse Lucas.
A diretora da unidade, Paola Nascimento, ressaltou que desde quando a escola ganhou a vocação socioambiental aumentou a movimentação dos alunos e uma maior identidade com a escola. “A metodologia da vocacionada socioambiental na escola fez com que tivéssemos um engajamento maior e uma união de alunos, comunidade e professores”.
O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Vinícius Pires, falou sobre os resultados apresentados pelas escolas. “Estamos muito satisfeitos com os resultados. O modelo socioambiental tem se mostrado eficiente e o nosso intuito é aumentar cada vez mais as escolas abrangidas por essa metodologia”.
A metodologia socioambiental começou a ser usada na Escola Municipal Gelson Silvino neste ano de 2023. Além dessa, o município também conta com a Escola Vocacionada Socioambiental Ciep 483 – Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima.