Benefício irá somar ao passe livre municipal, oferecendo aos usuários acesso a transporte intermunicipal para tratamento médico

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizou nesta sexta-feira, dia 18, a entrega dos cartões dos primeiros 27 beneficiados pelo ‘Vale Social’, que oferece gratuidade em transportes de concessão estadual (rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário). O programa do Governo Estadual atende portadores de deficiência (física, auditiva, visual ou mental) e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o secretário da Pasta, J. Chagas, o benefício é uma conquista para Barra Mansa. “Graças a um empenho do nosso prefeito Rodrigo Drable e uma parceria com o governo estadual, através do governador Cláudio Castro e do secretário de Assistência Social do estado, Matheus Quintal, Barra Mansa está saindo na frente, se tornando um polo do Vale Social. Cabe ressaltar que isso não isenta as empresas municipais do passe livre. Essa é uma conquista a mais para os cidadãos”, destacou J. Chagas.
Segundo a coordenadora do Vale Social e Passe Livre do município, Márcia Estrella, Barra Mansa se tornou um polo do benefício. “Antes os usuários tinham que ir até Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para buscar o ‘Vale Social’ e havia a dificuldade de não ter a certeza de quando estava pronto. Como a demanda estava muito grande e havia a dificuldade de deslocamento, o prefeito Rodrigo Drable e o secretário J. Chagas buscaram pela parceria”, explicou.
A coordenadora disse ainda que o ‘Vale Social’ vai facilitar o deslocamento dos cidadãos no tratamento médico. “O benefício vai auxiliar no deslocamento, pois esse é intermunicipal e irá auxiliar aos que realizam tratamento fora domicílio (TFD). O número de passagens é limitado e de acordo com a necessidade de cada um”, disse Márcia.
O pedido é feito por meio de um formulário. “Antes as pessoas tinham que passar por perícia, agora o médico responsável pelo tratamento de cada um irá preencher a requisição do benefício. Em dezembro nós realizamos 240 solicitações e hoje nós liberamos as primeiras. Dentro de cerca de 15 dias temos a previsão de entregar novos cartões”, acrescentou a coordenadora do ‘Vale Social’.
Mãe do pequeno Benjamim Costa Silva, de três anos, Elaine Aparecida Costa citou como o benefício vai impactar no dia a dia do tratamento do filho. “Ele é autista. Saímos quatro vezes na semana para diferentes tipos de tratamento, essa economia vai me ajudar a ter dinheiro para usar em outras necessidades do Benjamim”, disse.
Solicitação:
O interessado deverá se dirigir à sede da SMASDH – Rua Oscar da Silva Marins, n° 252 (ao lado da prefeitura), no Centro – portando os seguintes documentos:
– Ficha de cadastro, que pode ser obtida no site www.valesocial.rj.gov.br/formularios;
– Laudo médico no verso da ficha, devidamente preenchido pelo médico do solicitante;
– Cópia da Certidão de Nascimento ou Cópia da Carteira de Identidade (RG);
– Cópia do CPF;
– Cópia do Comprovante de residência e da identidade do titular (se não for o próprio). Para menores de idade ou adultos incapazes, apresentar cópia da identidade do responsável ou representante legal;
– 01 foto 3×4 (original e recente).
Vale lembrar que o local de tratamento deverá ser obrigatoriamente uma Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS.