Alunos do curso de iniciação fotográfica participaram de evento no Clube Municipal, no Centro

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (22), uma entrega de certificados para os assistidos pelo Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) Estação Mental, que concluíram um curso de iniciação à fotografia, promovido através de parceria com instituições do município. O curso contou com a participação de 15 pessoas e teve duração de um mês. A cerimônia de entrega ocorreu no Clube Municipal, no Centro.

A coordenadora do Caps II, Nairá Antunes de Oliveira, falou sobre a importância do curso. “Esse curso ajudou na identidade e na autonomia deles, para que eles vejam que conseguem e são capazes. O nosso objetivo é para que nossos pacientes possam frequentar os espaços da cidade com mais confiança. O ideal é que seja sem a nossa presença, o que ainda não é possível, mas esperamos que seja em breve”, comentou.

O intermediador do curso, Luís Lopes Mirando, fala que ver os alunos recebendo o certificado após as aulas e tudo que vivenciaram é muito importante. “Durante o curso vimos várias falas deles, do quanto eles se sentiram importantes, que se sentiram acolhidos, pertencendo a um lugar e se sentindo vistos. Ter ministrado o curso e ver os alunos recebendo esse certificado é uma emoção muito grande pra mim”, finalizou.

A coordenadora do Programa Saúde Mental e Outras Drogas, Maria Elvira da Cunha, contou como é gratificante fazer parte de momentos como esse: “É um sentimento de pertencimento. Eu pertenço, eu consigo, eu posso. E para mim chega a ser emocionante mesmo, além de demonstrar o quanto o nosso trabalho é possível, é essencial e fundamental na vida deles. Esse evento só mostra que nós estamos no caminho certo e que é uma realização tão deles quanto nossa”, ressaltou.