Ações ocorreram no Corredor Cultural do município

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa encerrou na manhã deste sábado, 11, as atividades de comemoração a Semana do Meio Ambiente. A programação de hoje, foi desenvolvida no Corredor Cultural, no Centro, e contou com distribuição de mudas e hortaliças, feira criativa, feira de adoção animal, aulas de forró e orientações sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos com equipes do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da CoopCat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa).

Na avaliação do secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, as ações desenvolvidas foram extremamente positivas. “Tivemos a oportunidade de estreitar nosso relacionamento com a população barra-mansense e de mostrar os serviços que são realizados cotidianamente pela Secretaria”.

Ainda durante programação da Semana do Meio Ambiente, foi realizada a 8ª Conferência Municipal do Meio Ambiente e a eleição dos novos representantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). No decorrer do evento, foi abordado dois projetos de extrema relevância para o município: de licenciamento ambiental e a regularização fundiária.

Atualmente, 95% das licenças ambientais são realizadas pelo próprio município. Com relação à regularização fundiária, estudos estão sendo realizados na faixa marginal de proteção dos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaína, incluindo a análise das manchas de inundação com base nos últimos 50 anos de recorrência média.