Encontro, realizado no CEI, discutiu os resultados obtidos desde a entrega da carta de compromisso com os planos de metas

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda (07) e terça-feira (08), um encontro com os gestores escolares da rede pública para uma avaliação diagnóstica e formativa. O objeto das reuniões, realizadas no Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva (CEI), foi discutir os resultados obtidos desde a entrega da carta de compromisso com os planos de metas, apresentando dados e alinhando questões pertinentes para o alcance dos índices.
A assessora de Educação Básica, Ionara Hygino Muniz, ressaltou a importância do encontro. “Nós estamos reunidos para apresentar aos diretores uma parcial do avanço que eles tiveram em relação à meta que foi estabelecida e entregue no mês de abril pelo secretário e pelo prefeito Rodrigo Drable. Aqui nós temos o balanço das atividades com os resultados das ações de acompanhamento de cada unidade de ensino, onde conseguimos analisar como estaríamos se o ano terminasse hoje”, disse.
Ainda de acordo com Ionara, o trabalho que vem sendo desenvolvido é ligado diretamente ao objetivo do município em subir posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Hoje podemos dizer que tivemos avanços, mas ainda precisamos ajustar alguns pontos para conseguir de fato alcançar nossa meta que é estar entre os dez primeiros colocados no Estado no próximo Ideb. Uma das ferramentas que usamos para avançar é o ‘Aprova BM’, que é um simulado que aplicamos a cada quatro baterias de exercícios, trabalhando o objeto de conhecimento de maneira específica. A partir disso, nós temos o resultado de fluxo e assim conseguimos ver o quanto a nossa educação evoluiu”, explicou.
Ionara acrescentou que o encontro reuniu os gestores de todas as mais de 70 unidades de ensino no município, com o objetivo de alinhar as metas. “Nós temos diretores dos anos iniciais e finais, pois todos precisam compreender o seu papel e mostrar as habilidades que precisam ser desenvolvidas na educação infantil e que são cobradas de forma mais aprofundada nos anos iniciais e nos anos finais”, detalhou.
O secretário de Educação, Marcus Barros, destacou que as ações fazem parte de um planejamento estratégico em longo prazo. “É importante que as equipes diretivas entendam que todas as ações estão sendo realizadas de forma global. A Secretaria vem realizando uma série de implementações que fazem parte do plano estratégico e que devem ser vistas de forma conjunta, pois só assim conseguiremos chegar ao resultado positivo. O planejamento não é para o próximo Ideb e sim para os próximos anos. Estamos falando do aprendizado do aluno, ou seja, o objetivo de fazer a gestão de rede é olhar a secretaria de Educação nos próximos dez anos”, ressaltou.
A diretora da Escola Municipal Doutor Djair Machado Gomes, Graziela Emílio Paiva, destacou como a carta compromisso impactou no dia a dia da unidade e como vem trabalhado para alcançar as metas. “Quando recebi a carta compromisso das mãos do prefeito, a minha primeira ação foi compartilhá-la com os alunos. Pois nós não podemos cobrar resultados, sem que eles saibam o motivo de estarem sendo cobrados. Dessa forma pude mostrar para eles a responsabilidade social que tínhamos e que só com o trabalho em conjunto poderíamos alcançar. Levei cada um deles a entender que o objetivo não é só passar para o próximo ano de escolaridade, mas também de estarem comprometidos com a evolução do ensino. Assim, eles se mostram mais maduros e os resultados já são perceptíveis, como na disciplina que melhorou muito”, disse.