Cidade está entre as sete primeiras no ranking do estado do Rio de Janeiro, estando à frente de vários municípios do Sul Fluminense

Barra Mansa é destaque em Atenção Primária à Saúde (APS) no Rio de Janeiro. Ocupa a sétima colocação no ranking do estado, que possui 92 municípios; estando à frente de várias cidades do Sul Fluminense. Os dados foram atualizados na noite desta terça-feira, 05, e estão disponíveis no site do programa Previne Brasil, através do link: bityli.com/mFibLL.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Adriana Cristina Rodrigues Alves, explica que a APS é o primeiro nível de atenção em saúde, que visa proteger, prevenir e diagnosticar o paciente.

“Através dessa ‘porta de entrada’ podemos encaminhar o paciente para o tratamento adequado, visando sua reabilitação, redução de danos e manutenção da sua saúde. Também tem o objetivo de divulgar, orientar e promover a saúde da população, solucionando possíveis agravos e direcionando os casos mais graves para níveis de atendimento especializado”, explica Adriana.

O secretário Municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destacou a importância da atenção primária para a criação do vínculo da população com a equipe. Também ressaltou que o bom desempenho no ranking estadual está atrelado ao trabalho desenvolvido por todos os funcionários da Saúde e que isso é revertido para toda a população.

“O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual e municipal, e os profissionais da Saúde, avaliem o acesso de qualidade dos serviços prestados. Assim, podemos implementar medidas de aprimoramento das nossas ações; além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da Saúde para a população”, disse o secretário; acrescentando que esses investimentos são monitorados a cada quadrimestre:

“O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que reformula o financiamento da atenção básica. O repasse é feito mensalmente ao município conforme seu desempenho, com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes. Alcançar essa posição é muito importante para Barra Mansa, pois revela a qualidade e o comprometimento do serviço realizado no município, ainda mais em um período de pandemia. Isso também é revertido em financiamento para a atenção primária no SUS (Sistema Único de Saúde) e quem se beneficia é a população”, conclui Dr. Sérgio.

FOTO: Felipe Vieira