Iniciativa visa promover a fertilização In Vitro de bovinos

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sebrae-RJ, realizou nesta quarta-feira (26), um bate papo na ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) com o intuito de apresentar aos produtores rurais o novo Programa de Fertilização In Vitro de Bovinos, FERTEMBRIO BM.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o produtor só tem a ganhar com esse projeto, recebendo ainda, um subsídio do Sebrae-RJ. “O objetivo principal é fazer o melhoramento genético do rebanho dos nossos produtores. Além deles ganharem com essa tecnologia, que é uma das mais avançadas na área da inseminação artificial, o Sebrae está subsidiando 70% do programa, o que é uma ótima oportunidade para o produtor, visando uma melhoria em todos os sentidos, inclusive fazendo com que Barra Mansa aumente sua bacia leiteira e de corte”, afirmou.

Bruno Meirelles, médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Rural e gerente da Defesa Agropecuária, esteve presente para explicar a parte técnica do programa. “Eu descobri esse programa e logo quis trazer ao município com o intuito de colocar animais melhores na região, em termos de produção, longevidade e qualidade. São embriões de matrizes e touros melhorados geneticamente. A secretaria vai entrar com a parte de indicação do produtor e seleção dos animais que receberão o programa, que será supervisionado por mim”, explicou.

Leonardo Elias, sócio diretor do laboratório Embryo, onde produzem os embriões de fertilização dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, falou um pouco da sua participação no programa. “Temos uma grande história aqui em Barra Mansa, onde já produzimos para vários clientes particulares que hoje serão fornecedores de genética. Nossa intenção sempre foi democratizar esse melhoramento genético, chegar até a ponta, onde estão o médio e o pequeno produtor”, concluiu.