Agentes comunitários de saúde e de endemias foram informados que em breve uma seleção pública será realizada

No início da noite desta terça-feira, dia 22, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, se reuniu com agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) para esclarecer pontos e dar orientações sobre a situação contratual dos profissionais que possuem contratos com vencimento a partir de setembro e sobre a aplicação da lei que regulamenta a categoria.
A coordenadora de Atenção Básica, Juliana Russi, explicou que um projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores para o atendimento da demanda dos ACS e ACE, além disso, esclareceu como ficará a situação dos contratos. “A Prefeitura encaminhou à Câmara um projeto de lei que estabelece uma seleção pública a ser realizada para a contratação dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias. E para que isso ocorra, os contratos vigentes serão mantidos até a conclusão do procedimento da seleção pública”, disse.
Outro ponto informado aos profissionais é que todos poderão participar do processo seletivo. “A seleção pública acontecerá o mais breve possível, respeitando todos os trâmites. Primeiro haverá uma licitação para a contratação de uma banca examinadora, para a aplicação de prova escrita e curso introdutório. Os agentes que estão trabalhando atualmente, assim como os que já passaram pela secretaria e demais interessados, poderão participar do processo, desde que atendam aos requisitos das vagas”, finalizou.

Agosto Dourado: Barra Mansa realiza 5º Seminário de Aleitamento Materno

Já na manhã desta quarta-feira (23), aconteceu o 5º Seminário de Aleitamento Materno de Barra Mansa, no Parque de Saudade. O evento reuniu os profissionais da Secretaria de Saúde e contou com palestras, troca de experiências e estratégias para evitar o desmame de mães que trabalham. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado e teve o objetivo de capacitar os servidores públicos para que eles sejam porta-vozes dessa iniciativa desde o pré-natal até o período puerpério.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Juliana Russi, trabalhar esse tema contribui com os resultados positivos que o município vem recebendo. “Ao longo dos últimos anos, Barra Mansa tem sido referência em aleitamento materno, porém, precisamos expandir esse trabalho para todas as unidades de saúde. Acredito que o fortalecimento da rede depende de ações que capacitem e preparem os nossos profissionais”, disse.

A nutricionista e coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Jiliane Rezende, contou que durante o seminário os profissionais receberam instruções de como orientar os pais a fazerem a coleta e o armazenamento do leite de forma correta. “Entendemos que muitas mães precisam voltar ao mercado de trabalho após a licença maternidade, porém, a amamentação é extremamente importante nos seis primeiros meses de vida. Essa capacitação trará mais força para a rede e, com certeza, vai fazer muita diferença nas vidas das famílias”, garantiu.
O seminário foi realizado pela Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Medicina e Projetos Especiais (Cempes), e contou com a presença da coordenadora de Aleitamento Materno da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, Maria Inês Couto.