Crianças a partir de 5 anos, jovens, adultos e idosos devem seguir com esquema de imunização contra a doença

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue na segunda-feira, (04/04), com a vacinação contra Covid-19 em crianças a partir de 5 anos, jovens, adultos e idosos. A aplicação pediátrica acontecerá nos pequenos de 5 a 11 anos de idade nas seguintes unidades: UBS Centro, Paraíso de Cima, Clínica da Família, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia, (às segundas, quartas e sextas-feiras) e Pró Saúde (nas segundas, quartas e quintas-feiras).
Já para as crianças a partir de 6 anos de idade, os responsáveis devem se dirigir às unidades: UBS Colônia (segunda, quarta e sexta-feira), São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia (às terças e sextas), Vila Maria, Paraíso de Cima, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia (segundas, quartas e sextas), Vila Independência (quarta-feira), Clínica da Família (Vista Alegre), UBS Centro, Coringa I, UBS Colônia, São Francisco, Vila Principal (sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), Floriano (terça-feira), Rialto (terça-feira), Amparo (sexta-feira), Pró Saúde (segundas, quartas e quintas).
Para serem vacinadas, as crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis, e estar com os seguintes documentos em mãos: Comprovante de residência, e o cartão de vacina infantil.
O cronograma de imunização para jovens e adultos é o seguinte:
D1 – Pessoas a partir de 12 anos de idade;
D2 – Pessoas agendadas (CoronaVac no Pró Saúde, às segundas, quartas e quintas-feiras, Janssen no PSF Ano Bom);
D3 – Maiores de 18 anos que tomaram a 2ª dose até 04/12;
D4 – Imunossuprimidos maiores de 18 anos com laudo médico e idosos maiores de 80 anos que tomaram a 3ª dose até 04/12.
Para a vacinação, é indispensável apresentar o comprovante de residência nominal e/ou em nome dos pais atualizado ou declaração do posto de saúde, CPF, RG e o cartão de vacina.
As vacinações ocorrerão das 9h às 16h nas unidades de saúde, com exceção do PSF Ano Bom, que funcionará das 9h às 20h.

Aplicação de doses nas escolas

A vacinação contra Covid-19 nas escolas também segue avançando em Barra Mansa. As Secretarias de Educação e Saúde iniciaram a ação em 15/03, nas unidades de ensino que possuem alunos entre 5 e 11 anos. A imunização já aconteceu em onze unidades e nos próximos dias, outras escolas receberão uma equipe para a aplicação das doses nos estudantes.
De acordo com a responsável pela equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde, Yasmim Rio Verde Amaral, equipes realizaram busca ativa previamente e reuniões com os pais, levando informações sobre a iniciativa e tirando todas as dúvidas.
Nesta sexta-feira, 1°/04, a vacinação ocorreu nos Colégios Municipais Augusto Haasis (Boa Vista I), Reginaldo Araújo (Vila Orlandélia) e Cajueiro (Cajueiro). No dia 05/04, o Colégio Municipal Júlio Branco receberá a ação às 8h e às 13h30. Apenas estudantes com autorização dos pais ou responsáveis serão vacinados.