Cerimônia de entrega das premiações foi realizada no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (08)

Na tarde desta quarta-feira (08), Barra Mansa foi premiada pelo Governo Estadual por seu destaque no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico, referente ao ano-base de 2022. O prefeito Rodrigo Drable e o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, estiveram presentes na cerimônia, que aconteceu no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.
O município alcançou o primeiro lugar no Índice Final de Destinação de Resíduos, o que representa uma conquista de extrema importância e evidencia os esforços efetivos da cidade para controlar os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos.
Já em relação ao Índice Relativo de Áreas Protegidas Municipais, Barra Mansa deu um salto notável, subindo da 47ª para a 24ª posição no cenário estadual. Esse avanço se dá por conta do alto grau de implementação e da cobertura vegetal mantida nas unidades de conservação no município.
O prefeito Rodrigo Drable comentou sobre o destaque de Barra Mansa no ranking estadual. “As conquistas do ICMS Ecológico 2023 não apenas demonstram o empenho do município em promover a preservação ambiental, mas também apontam para um futuro mais sustentável. Uma cidade que busca expandir seu desenvolvimento precisa estar sempre atenta à relação com os recursos naturais, bem como em estimular o consumo de forma consciente”, ressaltou.
De acordo com o secretário da pasta, Vinícius Azevedo, a premiação mostra que o trabalho feito pela atual gestão junto com a contribuição da população tem rendido frutos. “É gratificante ver que todo o nosso esforço para preservarmos o meio ambiente em nossa cidade tem mostrado resultados. Isso mostra que a conscientização do povo barra-mansense e nossas ações convergem para o bem-estar do ecossistema e das gerações futuras”, comentou.