Com foco na prevenção às hepatites virais, última ação foi realizada nesta sexta-feira (28), no Corredor Cultural

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu, nesta sexta-feira (28), a campanha Julho Amarelo, referente ao mês de conscientização sobre as hepatites virais. As ações estavam acontecendo no município desde a última segunda-feira (24) e prosseguiram nesta sexta no Corredor Cultural, no Centro.

Como os testes rápidos não podem ser realizados em ambientes abertos, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Barra Mansa (OAB-BM) forneceu uma sala para a ação, e também foram entregues kits com preservativos masculinos e femininos e lubrificantes no Corredor Cultural. Também ocorreram ações durante a semana nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A supervisora do Programa IST Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, Tatiane Tavares, falou sobre a importância de fazer o teste e conscientizou sobre a diversidade da doença. “A falta de informação pode fazer com que a pessoa não desconfie que tem e, quando ela faz o teste, tem uma surpresa, por muitas vezes não apresentar sintomas, uma vez que existem vários tipos de hepatite. Os testes são rápidos e disponibilizados em todos os postos de saúde”, explicou Tatiane.

A supervisora técnica de educação permanente do município de Barra Mansa, Rose Aparecida Batista, falou que ocorreu uma procura considerável por parte da população e que o objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas para que elas procurem as unidades. “O conhecimento é sempre o melhor caminho, tanto para prevenir quanto para orientar quem precisa de tratamento”.

O aposentado Otto de Almeida, de 80 anos, participou da ação e fez o teste. “Eu estava passando e, ao ver, resolvi parar para testar. Sempre que tenho a oportunidade faço os testes que são disponibilizados, para manter sempre a minha saúde em dia”, comentou o morador.