Projeto já doou mais de 15 mil mudas e chama a atenção para a importância de preservar as florestas, para manutenção da biodiversidade

Na semana em que se comemora o Dia de Proteção às Florestas e celebra a importância da preservação das matas nacionais e internacionais, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), comemora o saldo positivo do programa ‘Barra Mansa Mais Verde’. O projeto destaca a importância das florestas, que são um bem inestimável para o meio ambiente e cumprem um papel valioso no ecossistema.

O secretário da pasta, Vinícius Azevedo, contou detalhes do projeto, que, sobretudo, demonstra as ações de doações e plantios de mudas do bioma Mata Atlântica do município. “A cobertura vegetal é importante por diversas questões, como a regulação de clima, a qualidade do ar, entre outros. Nós criamos um programa no município, que se chama ‘Barra Mansa Mais Verde’, e dentro dele se encontra o Disque Mudas, onde doamos exemplares da Mata Atlântica e realizamos o plantio quando solicitado. Hoje, temos o total de 15.200 mudas plantadas e doadas, que equivalem a 60 hectares desde o início do programa”, comentou.

Carolina Lacerda, gerente da unidade de Conservação e Recursos Hídricos, também destacou como preservar e proteger esses ecossistemas é fundamental para as futuras gerações, garantindo qualidade de vida, respeito à natureza e desenvolvimento sustentável. “Os fragmentos florestais de Barra Mansa desempenham um papel fundamental, contribuindo para a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do município como um todo. Além de abrigar uma imensa diversidade de espécies de fauna e flora, as florestas são essenciais para a manutenção dos recursos hídricos, garantindo a disponibilidade de água em quantidade e qualidade adequadas para todos.” ressaltou.

Nos seis primeiros meses deste ano, o município obteve 361 solicitações de mudas e 5.218 mudas doadas. Além disso, atualmente, Barra Mansa conta com nove unidades de conservação: APA Cândido da Silva, APA Leste, REVIS Serra do Rio Bonito, APA Floresta do Cafundó, APA do Entorno da Cicuta, ARIE Ilhas do Rio Paraíba do Sul, PNM Carlos Roberto Firmino de Castro, PNM Centenário e PNM de Saudade.

Para mais informações, o telefone disponível da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é: (24) 2106-3408. O Disque Mudas integra o Programa ‘Barra Mansa Mais Verde’, que tem por objetivo arborizar a cidade, de forma planejada. A doação de mudas pode ser solicitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As mudas são plantadas em até 30 dias após o pedido, mediante a disponibilidade.