O Dia Nacional do Samba é comemorado no dia 02 de dezembro, sendo um dos gêneros musicais mais apreciados pelos brasileiros em todas as regiões do país. Para celebrar essa data, a prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Fundação Cultura, realizará no próximo sábado (04), das 14h às 19h, o tradicional evento no estilo samba de raiz. As atrações são gratuitas e acontecem no calçadão Dama do Samba, na Beira Rio, no Centro.

As atividades seguirão as orientações e protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para evitar casos da Covid-19. Presença confirmada do grupo Terreirão do Leão, resgatando os grandes momentos do samba, além das personalidades e baluartes do samba como: Elzo Duarte, Cláudio Ferreira, Rogério da Bateria Show de Volta Redonda, Beth Balanço, Alexandre do Cavaco, Fabinho Totalflex, Rogerinho do grupo Ziriguidum, Tia Gê, Gilbertinho da Cuíca, mestre Tião Preto, mestre Edimilson do Cavaco, Cristiano da Viola, Roni da Marcação, entre outros.

O objetivo do evento é para reconhecer e valorizar a cultura do samba que sempre foi muito forte em Barra Mansa com as agremiações carnavalescas. “A cidade sempre foi um reduto de grandes sambistas da nossa região que atuam até os dias de hoje”, destacou o organizador Tico Balanço.

Para o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, é um dia especial que precisa ser celebrado. “Além de refletir sobre nossa ancestralidade, Barra Mansa é a terra da cultura popular. O Calçadão Dama do Samba Dona Paula foi feito pra abrigar festas bonitas como a que preparamos para esse sábado”, revelou.

Durante a comemoração, os visitantes ainda contarão com a participação do grupo Abadá Capoeira, sob o comando do mestre Pretinho, com ritmos de matrizes africanas que se complementam ao samba, além da feira de artesanato e praça de alimentação. O evento conta com apoio do Transporte Generoso.