Com o tema ‘Nossa Barra Mansa’, comemoração terá participação de estudantes da rede municipal de ensino que contarão a história do município durante o trajeto

No dia 03 de outubro, Barra Mansa comemora 187 anos e as principais avenidas do município serão palcos para receber o tradicional desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade. Nesse ano, estudantes de 50 unidades escolares, do 3º ano do Ensino Fundamental e participantes do Projeto Descobrindo Barra Mansa, serão os destaques na edição que terá como objetivo ampliar o conhecimento relacionado à história da cidade.

Com o tema ‘Nossa Barra Mansa’, o desfile terá início às 8 horas, com a expectativa de levar para as ruas um total de 31 alas, com a participação de cerca de três mil pessoas. Dentre alguns destaques estão as personalidades históricas, os símbolos oficiais, os distritos, as paisagens e os monumentos importantes da cidade.

As forças de segurança como a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro e a Defesa Civil desfilam no primeiro setor. Na sequência, instituições sociais, culturais, esportivas e educacionais se apresentam, deixando para o último setor a composição de carros antigos, motos, cavaleiros e amazonas.

Para o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, a retomada da tradição do desfile cívico, em 2017, só provou a importância do evento para o município, quando mais de seis mil pessoas lotaram as ruas em uma grande celebração. “Já no ano passado, a cidade testemunhou o maior desfile de sua história. A comemoração contou com a participação de cerca de doze mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, desfilando pelo centro da cidade, além dos milhares de espectadores que acompanharam a festa. Ao retomar essa tradição, percebemos o desejo do cidadão barra-mansense em expressar seu orgulho e amor pela cidade”, expressou o prefeito.

Para o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, a cada ano o sentimento de identidade e pertencimento do cidadão barra-mansense é fortalecido com a participação de importantes instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade. “Nossa preocupação foi em relação à adequação do desfile tanto em relação aos participantes, como aos que acompanham e assistem. Colocaremos os pontos de hidratação em locais mais estratégicos e confortáveis. Estamos preparando uma festa mais bonita e com certeza vai surpreender muito”, antecipou.

O critério para a escolha do tema teve como princípio o projeto Descobrindo Barra Mansa, elaborado pela Gerência de Patrimônio da Fundação Cultura, e a apresentação das unidades tem como objetivo concluir esse trabalho com a apresentação dos alunos nas avenidas.

A partir das 22 horas, do dia 02 de outubro, as vagas de estacionamento nas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite serão preservadas para melhor possibilitar a concentração e o desfile. O trânsito será bloqueado no INSS, sendo desviado para o viaduto da prefeitura. O fluxo do tráfego será retomado da Praça da Liberdade em diante.