Após alguns encontros entre a Defesa Civil e o Inea, foram definidas estratégias para reduzir índice de alagamento

Com o intuito de prevenir desastres naturais causados pelas cheias dos rios Barra Mansa, Bananal e Bocaina, a Defesa Civil de Barra Mansa acompanhou a primeira etapa do levantamento topográfico realizado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), na manhã desta segunda-feira (14). Neste primeiro dia foi realizado teste com drone visando definir os pontos de maiores índices de transbordamentos.

A partir desse acompanhamento uma equipe técnica do Inea realizará a limpeza das áreas de amortecimentos e a dragagem dos rios. Um drone foi utilizado para sobrevoar cerca de 120 metros a fim de melhor avaliar os pontos mais críticos. Após a conclusão do estudo será definido qual técnica será utilizada para reduzir as chances de transbordamento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, esse é o terceiro encontro entre o órgão e a prefeitura. “Tivemos outros momentos em que analisamos as melhores estratégias para iniciar esse estudo e trabalho. Não iremos focar apenas na probabilidade, mas também nas estatísticas. Entendemos que entre novembro e março é o período mais crítico, com maiores índices de chuvas e a nossa intenção é fazer o melhor possível para enfrentar esse período”, informou o coordenador.

Sávio Chaves, topógrafo da Cohidro, empresa terceirizada no Inea, explicou que realizar o monitoramento aéreo é o meio mais eficaz para a coleta de resultados com maior rapidez e precisão. “Esse primeiro teste nos permitirá conhecer melhor as áreas e definir o que será feito. O equipamento irá margear 150 metros da largura e extensão dos rios, a partir daí avaliaremos as condições das margens e, posterior, a construção da contenção”, ressaltou o profissional, que garantiu que dentre três meses os estudos e projetos estarão concluídos.