Unidade de ensino é referência em educação e inclusão

O Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable comemorou nesta sexta-feira (27) os seus 50 anos. Em uma cerimônia realizada no Salão Nobre do Clube Municipal, no Centro, autoridades, profissionais da unidade de ensino, estudantes, ex-professores, ex-alunos e familiares celebraram as cinco décadas de referência na educação e inclusão de crianças e jovens de Barra Mansa.

Estiveram presentes o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o deputado federal, Antônio Furtado, os secretários de Educação, Fernando Vitorino, e de Governo, Alexandre Martins, e a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE), Sônia Coutinho, representantes da prefeitura e da Câmara Municipal.

Rodrigo Drable lembrou as histórias sobre a fundação do Colégio. “Para mim é desnecessário falar como é emocionante uma celebração como essa, da escola que leva o nome do meu avô e que eu conheço a história de antes de sua fundação. Meu avô Marcello era prefeito e meu avô Aluísio era secretário de Educação. Eu ouvi dos dois o motivo para construir aquela escola. Era uma necessidade de Barra Mansa, naquele momento, ter uma educação diferenciada para os alunos”.

Durante a cerimônia, Rodrigo anunciou que estão previstas obras de melhorias na unidade. “Pretendemos fazer uma obra em módulos, vamos fazendo as alterações na medida do possível e permitindo que as crianças continuem lá dentro. É difícil, mas é possível. Estamos finalizando, agora, o projeto. Nosso projeto inicial tem um novo refeitório, oito salas, uma sala de concerto com palco e um ginásio coberto. Nós vamos construir,  com essa estrutura pronta, a gente poder ir derrubando as outras e fazendo de forma modular as alterações que nós pretendemos para a escola. Vamos dar mais oportunidades de ensino, para que vocês, professores, tenham mais meios de trabalhar com eficiência”.

O Deputado Antônio Furtado contou sobre o carinho que tem pelo Colégio e sua experiência com os alunos. “Eu também faço parte da história do Marcello Drable. Eu tenho um projeto há quatro anos chamado ‘A Vida Vale Mais’, onde vou às escolas para contar a minha experiência como delegado de polícia para os nossos jovens, falando de como a droga pode prejudicar a vida deles. No Marcello Drable aconteceu algo inédito. A palestra sempre é para uma turma, mas a diretora colocou o colégio inteiro na minha palestra. Vi crianças de oito anos até os mais velhos. Foi um enorme presente para mim”.

Durante a celebração, o Grupo de Jazz do Projeto Músicas nas Escolas e o coral “Mãos que Encantam”, formado por surdos que interpretam as músicas através da Língua brasileira de sinais (LIBRAS) se apresentaram. A inclusão estava presente na comemoração, que contou com intérpretes de Libras interpretando toda a cerimônia e o hino nacional.

O Secretário de Educação Fernando Vitorino apontou o sucesso do Colégio Marcello Drable e a importância dos professores para o desenvolvimento da cidade. “Quando cheguei à Barra Mansa, o Colégio Marcello Drable foi uma das primeiras escolas que eu ouvi falar, sobre sua importância e como ela é significativa para a cidade. Aqui temos gigantes da Educação de Barra Mansa. Gigantes já aposentados e aqueles que estão na ativa. Por isso, quero agradecer a vocês pelo o que têm feito e fizeram por nossa comunidade”.

A diretora do Marcello Drable, Alessandra Carvalho Naves Schettini de Oliveira, explicou o impacto que a unidade de ensino tem para o município. “O Marcello Drable é sinal de inclusão, com uma equipe que recebe o aluno e a família de coração aberto. O Colégio se esbarra na história de Barra Mansa. Muitos filhos e netos de barra-mansenses estudaram lá. Ele continua mantendo a tradição no ensino, buscando sempre a excelência, explicou a diretora que

Alessandra, a ex-diretora Nilva de Carvalho Naves e a viúva do Marcello Drable, Dione Chiesse Drable, receberam uma menção honrosa da Câmara Municipal de Barra Mansa.

O Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable foi fundada em 4 de março de 1969, no bairro Ano Bom, e atende 786 alunos, do pré I ao 9º ano. São 28 estudantes surdos, 4 cadeirantes, 12 autistas, deficientes intelectuais,muitos com Síndrome de Down e outras síndromes, como Kabuki e Edward, todos  incluídos  em classes regulares e recebendo adaptações curriculares de acordo com suas especificidades com orientação e supervisão do CEMAE, responsável pela educação especial do município.