Serviço integrado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos conquistou números expressivos

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), ultrapassou a meta nacional em vários serviços ofertados pelo setor de Cadastro Único (CadÚnico), que é ligado à Proteção Social Básica. O departamento de CadÚnico vêm promovendo um trabalho de excelência e aumentando a arrecadação, visando beneficiar as famílias mais necessitadas.
O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Entre os benefícios que exigem o CadÚnico estão o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, e Auxílio Gás, entre outros.
O Programa Bolsa Família busca, além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, também integrar políticas públicas e fortalecer o acesso das famílias à direitos básicos como: saúde, educação e assistência social.
Com isso, no mês de maio de 2023, o município de Barra Mansa teve 13.475 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, totalizando um investimento de R$ 9.019.293,00 e um benefício médio de R$ 669,34.
O acompanhamento das condicionalidades da saúde e educação é obrigatório para o recebimento do benefício. No mês de maio, o município conseguiu monitorar cerca de 10.593 beneficiários na educação, o que corresponde a 88,6% da cobertura de alunos da rede municipal de ensino, na faixa etária de 4 a 17 anos.
O resultado nacional de acompanhamento foi de 71,4%, na Saúde. Já o município de Barra Mansa conseguiu acompanhar 15.690 beneficiários, o que corresponde a uma cobertura de 79,4%, bem acima da meta nacional que é de 78,8% e no que diz respeito ao acompanhamento feito pela Assistência Social, a taxa de atualização cadastral foi de 81,5% enquanto a meta nacional é de 81,1%.

Trabalho integrado

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, parabenizou toda a equipe pelas marcas atingidas. “É um trabalho de formiguinha. Quero enaltecer o serviço das pessoas que fazem parte do CadÚnico e que, assim como todos da Secretaria de Assistência, trabalham com empenho para proporcionar o melhor atendimento possível à população”, disse.
Fanuel ainda agradeceu ao prefeito Rodrigo Drable por todo apoio. “O trabalho que vem sendo realizado pelo nosso prefeito é muito importante. Foi requisição dele para a Secretaria de Assistência, que não mede esforços para acompanhar as famílias”, ressaltou.
A coordenadora do setor de CadÚnico, Celina Porte, destacou a importância das pessoas estarem corretamente cadastradas. “As condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias a partir do momento em que começam a receber os benefícios. É muito importante que elas compareçam nas unidades de saúde e que as crianças e adolescentes estejam nas escolas e frequentem as aulas para que o benefício não seja bloqueado ou suspenso”, informou.
Para esclarecer qualquer dúvida, as famílias deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou o setor de CadÚnico, situado na Rua Luís Ponce, n° 263, no Centro – anexo à Prefeitura de Barra Mansa. O telefone é: (24) 2106-3445.