Posse do secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, foi realizada por videoconferência

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa assumiu nesta quinta-feira (25) a primeira titularidade do Estado do Rio de Janeiro como membro do Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) para o quadriênio 2021/2023. A posse do responsável pela Pasta, Vinícius Azevedo e demais membros, assim como a eleição da nova diretoria foi realizada por videoconferência.

Durante o evento, houve a aprovação do planejamento norteador de ações e investimentos na bacia do Paraíba do Sul para o período compreendido entre 2022 a 2025. Especificamente para o próximo ano foram aprovadas as ações estratégicas priorizadas para implantação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS).

Vinicius Azevedo comentou sobre a importância da titularidade. “O Ceivap integra os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, todos banhados pelo Rio Paraíba do Sul. É um órgão com poder de decisão, responsável por promover debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Neste contexto, esta titularidade é de fundamental importância para encaminhar os temas pertinentes à gestão das águas, além de fechar um ciclo em torno do assunto, já que hoje o município participa como membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e ocupa a vice- presidência do Comitê da Bacia do Médio Paraíba”.

O Ceivap é formado por 60 membros, sendo três da União e 19 de cada estado (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) da bacia do Paraíba do Sul. Em sua composição 40% são usuários de água, 35% representantes do Poder Público e 25%, de organizações civis. O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) participa do Comitê como titular usuário

NOVA DIRETORIA – A direção do Ceivap foi composta por Marília Carvalho de Melo, representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), como presidente; Luiz Roberto Barretti, representando Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), como vice-presidente; e João Gomes de Siqueira, representando a Associação dos Produtores Rurais da Margem Esquerda do Rio Paraíba do Sul (APROMEPS), como secretário do Comitê.

A posse marcou a última reunião do ano do Ceivap e encerrou um ciclo de trabalho e resultados para a Bacia do Rio Paraíba. A expectativa dos membros do Comitê é totalizar somente este ano, mais de R $50 milhões em projetos, ações e programas.