Estudantes de TecnoMaker expuseram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano no saguão da prefeitura

A Secretaria de Educação de Barra Mansa realizou nesta sexta-feira, 28, a V Mostra de Robótica dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu no saguão da prefeitura, das 8h às 16h. O propósito do evento foi apresentar para o público o trabalho desenvolvido nas salas de aula da modalidade TecnoMaker e, assim, conhecerem todo o potencial dos alunos no ambiente tecnológico. O prefeito Rodrigo Drable, a vice-prefeita Fátima Lima e o secretário de Educação, Marcus Barros, estiveram presentes.

“Ficamos muito felizes e satisfeitos em ver os trabalhos realizados com os alunos nas escolas através das aulas de TecnoMaker. Antes a robótica era algo muito distante e hoje, com a inserção da cultura Maker nas escolas, formamos alunos visionários, inovadores e empreendedores. Nas aulas da modalidade, utilizamos materiais de baixo custo e reaproveitamento de lixo eletrônico, o que desenvolve uma consciência de sustentabilidade, tão necessária nos dias de hoje”, destacou a assessora pedagógica de TecnoMaker, Marilia Avila.

O aluno Yago Daniel, do 7º Ano da Escola Jahyra Fonseca Drable, no distrito Amparo, falou sobre a participação na Mostra de Robótica e da experiência que vivencia com a impressora em 3 dimensões durante as aulas. “Eu e meus amigos estamos muito felizes com todo o desenvolvimento. Nosso projeto consiste na impressão de códigos em Braille em placas de sinalização, pois a acessibilidade para as pessoas é o nosso foco. Estamos desenvolvendo este trabalho desde abril e pretendemos dar continuidade ao desenvolvimento dele para promover a acessibilidade”.

O prefeito participou do evento e ficou impressionado com o desenvolvimento dos alunos. “Procuramos dar condições para que nossas crianças da rede pública tenham a capacidade de desenvolvimento igual ou até superior que as da rede privada. Nós temos que estimular toda a aptidão e a capacidade delas. Receber esse projeto no saguão da prefeitura é valorizá-las. Garantir escolas com estrutura e tecnologia é permitir que elas se desenvolvam cada vez mais”, ressaltou o prefeito.

Educadora, a vice-prefeita ressaltou a satisfação de ver as escolas, inclusive de unidades localizadas em distritos, utilizando a tecnologia a favor da aprendizagem. “Procuramos dar as mesmas condições para todas as unidades de ensino da rede, sejam urbanas ou localizadas em áreas distantes do centro da cidade. Assim, nossas crianças e adolescentes se desenvolvem no mundo tecnológico”.

O secretário de Educação conferiu o trabalho dos alunos e ficou muito satisfeito com o resultado. “As atividades desenvolvidas nas escolas, com a inclusão da cultura Maker, foram importantíssimas para a evolução dos alunos no mundo digital”, concluiu Marcus Barros.

Foto: Felipe Vieira