Maior parte do público-alvo ainda não procurou as unidades de saúde da cidade para se imunizar

 

A Campanha Nacional contra Influenza, iniciada no dia 4 de abril, continua em Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Há um mês do início da campanha, menos da metade do público-alvo da cidade foi imunizado. A meta é vacinar pelo menos 90% do público esperado, o que corresponde a aproximadamente 64 mil moradores, conforme destaca a coordenadora de Imunização, Marlene Fialho.

“As pessoas que estão nesse grupo elencado pelo Ministério da Saúde precisam tomar antes da chegada do inverno rigoroso, evitando o risco de reincidência da Influenza. Dessa forma podemos prevenir surtos, adoecimentos e internações”, alertou.

Atualmente as doses contra a gripe são destinadas a crianças de seis meses a quatro anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e os grupos prioritários de 40 a 49 anos de idade, que são as pessoas com comorbidade, caminhoneiros, trabalhadores portuários, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A campanha contra Influenza será realizada até o dia 3 de junho. Para receber o imunizante, é necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência nominal atualizado e cartão de vacina. Todas as unidades de saúde de Barra Mansa aplicam os imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

A VACINA

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan, sendo que sua formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros costumam causar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves. O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2). Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse,F garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.