Prefeito pede que população mantenha medidas de prevenção e alerta que novo pico no número de casos pode ser registrado em três semanas O crescimento exponencial de casos de Covid-19 é registrado novamente em todo o mundo. No estado do Rio de Janeiro foram contabilizados 30 mil no último fim de semana, com média móvel de casos de 23.336 – alta de 395% na comparação com duas semanas atrás. Os números em Barra Mansa também revelam aumento. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre sábado e domingo, dias 22 e 23, o crescimento de casos positivos foi de 0,95% – média de 225 pessoas contaminadas por dia.Por conta disso, o prefeito Rodrigo Drable anunciou a abertura de um quinto centro de testagem para a doença nesta quarta-feira, dia 26, e pediu durante transmissão em rede social na noite de ontem, que a população reforce medidas preventivas contra Covid-19.“Hoje o município realiza 1,2 mil testes por dia nas unidades: Ano Bom, Sirene Boa Sorte; Clínica da Família, na Vista Alegre (que funcionam das 17h às 22h de segunda a sexta-feira), além do Centro de Triagem, na Região Leste (que funciona 24h por dia). A partir desta quarta-feira, vamos abrir um novo ponto de testagem para moradores de Barra Mansa sintomáticos, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade. Com isso, conseguiremos realizar mais 500 exames por dia com a presença de um médico no local. A nova unidade vai funcionar das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira”, disse o prefeito, ressaltando que a testagem é realizada em pessoas com sintomas gripais conforme orienta o Ministério da Saúde.“Não faltam insumos para testagem em Barra Mansa, mas não podemos realizar o procedimento de forma indiscriminada para que não comprometa nosso estoque. A estimativa é de que em três semanas teremos um novo pico do número de novos casos”, alertou Rodrigo.Conforme dados de pesquisas científicas sobre a doença e registros da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito acredita que a população vá conviver com a Covid durante muito tempo.“Para evitarmos problemas, peço que a população reforce os cuidados individuais de prevenção. Os que deixaram de ter, que voltem a ter neste momento. A gente vai conviver com a Covid-19 por alguns anos e nós temos que adaptar nossa vida. Nos momentos em que estivermos mais tranquilos, a flexibilização será possível. Nos momentos em que as contaminações aumentarem, como no presente momento, nós temos que tratar isso com maior rigidez. Este é o ponto de equilíbrio que precisamos manter para termos uma vida razoável”, disse Drable.Ocupação hospitalarConforme o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde, Barra Mansa tem capacidade hospitalar acima de 50% para pacientes com Covid-19. Há sete pessoas internadas em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no município. Nenhum leito de estabilização está ocupado e há nove pessoas em leitos clínicos. Todos os pacientes têm mais de 44 anos de idade.“Destes sete casos mais graves, quatro são de pessoas que não tomaram vacina. Esse movimento de negacionismo prejudica a sociedade e coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas. Tomem vacina”, pediu o prefeito à população.

Meninos de 11 anos sem comorbidade ou deficiência entram no calendário da vacinação pediátricaA Secretaria de Saúde de Barra Mansa amplia nesta quarta-feira, dia 26, a aplicação de doses pediátricas contra Covid-19. Antes administrada em crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente (com laudo médico) e em meninas de 11 anos nascidas em qualquer mês do ano, meninos de 11 anos nascidos entre janeiro e junho também poderão receber a primeira dose do imunizante a partir de amanhã.A aplicação acontece das 9h às 16h, nas seguintes unidades de saúde: São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Paraíso de Cima, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência e Clínica da Família (Vista Alegre).Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.Jovens e adultosAlém da dose pediátrica, a Secretaria de Saúde também segue com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos nesta quarta-feira. A ação acontecerá das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.O esquema seguirá da seguinte maneira:– D1 em pessoas a partir de 12 anos;– D2 agendadas (CoronaVac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom); Janssen para quem recebeu a primeira dose até 26/09 (PSF Ano Bom);– D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 26/09;– D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 26/09.Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses.

FOTOS: Felipe Vieira