Eventos acontecem no terceiro sábado do mês

Com muita black music e samba, o calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro de Barra Mansa, atraiu na noite deste sábado (17), amantes de dança e boa música. Os eventos fazem parte do calendário cultural do município e acontecem no terceiro sábado do mês.

Ao som do DJ Smith e DJ Pêra, os frequentadores curtiram o primeiro Baile Charme de Barra Mansa, onde fizeram passinhos e cantaram os sucessos dos anos 70 e 80. Já o animado e tradicional Samba do Calçadão abriu as atividades e contou com os grupos Opsamba, Partido Alto e Reunião Papo de Samba.

Segundo o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, a ideia do Baile Charme junto ao Samba fortalece a cultura negra e democratiza a ocupação da rua com diversão. “São parte das raízes da cultura negra, muito admiradas, além de formarem uma mistura que dá certo. É o resgate de uma tradição do nosso estado, que começou há tantos anos no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro. O baile trará DJs de Barra Mansa e convidados da região”.

Os amigos Cássia Maria, moradora da Vila Nova, e Samuel Bilac dos Santos, de Piteirais, comemoraram a novidade da inserção do Charme na programação. “Eu adoro Chame há anos. Eu vim por conta do estímulo que Barra Mansa está dando para a cultura, proporcionando esse lazer que é uma coisa única. O Baile Charme é educativo”, explicou Cássia. Já Samuel pontuou que a cidade nunca teve um evento voltado para a Black music antes. “Eu acho interessante o baile, porque é um local para as pessoas interagirem e se divertirem com segurança. É a primeira vez que Barra Mansa realiza um evento Charme. É lindo ver o povo curtir um som que nos representa. Eu gosto e gosto muito!”, informou.

A dobradinha Charme e Samba também atraiu pessoas de outros municípios, como é o caso da Deise Cássia Fagundes, de Volta Redonda, que foi curtir o evento com o namorado e amigos. “Eu vim por conta do Samba, que é muito bom, e ainda teve o Charme, que é um algo a mais e que me atrai muito. Estou encantada que o ambiente é para todos. Tem criança brincando, dançando com os pais, que estão passando a tradição para elas. Esta incrível!”, concluiu.

O Samba do Calçadão e o Baile Charme são iniciativas da Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura Barra Mansa.