Congresso é considerado o mais importante do setor científico

Nesta segunda-feira, 20, a vice-prefeita Fátima Lima entregou os certificados aos autores do vídeo “Quantas cientistas pretas você conhece?”, do projeto ‘Afrosaberes’. A apresentação foi divulgada no evento de extensão da 73° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os homenageados foram Jessilaine Xavier, escritora do livro “Quantas Cientistas Pretas Você Conhece?”, Deviane da Costa, gerente de Promoção da Igualdade Racial, Graziela Lorena, gerente de Biblioteca e Formação e o professor de Ciências Lucas Peres Guimarães.

O vídeo faz parte do segundo episódio do projeto ‘Afrosaberes’, que acontece no município desde 2018 e tem como intuito promover a representatividade e a reflexão de assuntos importantes. Dessa vez, foi apresentada a história de vida de cinco profissionais que revolucionaram a ciência através de suas descobertas incríveis, além de um jogo para que os alunos se divirtam no final.

A vice-prefeita Fátima Lima falou sobre a importância da representatividade da mulher negra inserida no vídeo. “Se a gente for observar, não existe um número alto de negros inseridos nesses locais de aprendizagem, principalmente mulheres. Dar destaque às cientistas negras é uma maneira de incentivar as crianças a se espelharem. A ciência tem espaço para todos, não existe um fenótipo”.

O professor de Ciências Lucas Peres Guimarães falou sobre a participação do vídeo no evento. “O nosso foco inicial eram os alunos da rede municipal e agora conseguimos expandir para o Brasil inteiro. Queremos aumentar a cultura desses alunos em relação ao que eles entendem como sendo o espaço da ciência. O vídeo tem como visão fazer com que as crianças conheçam cientistas negras, pelo fato de que muitas vezes elas têm essa visão de que o cientista é branco, homem, cabelo arrepiado e coloca a língua pra fora”, finalizou.

Link da segunda edição do vídeo: