Unidades de Saúde terão horários alternativos em dias determinados, com oferta de vários serviços voltados à prevenção do câncer de mama

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira, 1º, as atividades alusivas ao Outubro Rosa, movimento que surgiu na década de 1990 com objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Celebrada anualmente, a data dissemina informações direcionadas à prevenção e a conscientização sobre a doença, o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, o que impacta, de maneira decisiva, na redução da mortalidade provocada pelo câncer de mama.

As atividades programadas de prevenção ao câncer de mama e o teste rápido de sífilis ocorrerão durante o mês de outubro em todas as unidades de saúde. Ainda no decorrer do mês, em dias específicos, conforme programação abaixo, as unidades de saúde funcionarão em horários alternativos. No terceiro sábado do mês, dia 19, os postos de saúde vão realizar serviços de solicitação de mamografia, exame preventivo no colo do útero, pesagem do bolsa família e vacinação.

Além dos serviços disponíveis nos postos de saúde, o Hospital da Mulher realizará em todos os sábados do mês campanhas com gestantes, disponibilizando consultas, orientações de enfermagem e coleta de preventivos. No próximo sábado, dia 05, o hospital promoverá a abertura da campanha, com café da manhã e plantação do jardim com flores simbolizando o início da ação.

A diretora geral do Hospital da Mulher de Barra Mansa, Fernanda Chiesse, destacou os objetivos da campanha. “O objetivo das ações é contribuir para detecção de lesões suspeitas, e dessa forma, promover o diagnóstico com a finalidade de prevenir o câncer de mama. O Hospital da Mulher é referência na rede de atenção Básica de Barra Mansa”, disse a diretora, que também citou sobre a importância do tratamento do câncer no Brasil. “O câncer no Brasil é tratado como alta complexidade. As políticas públicas recomendam que o câncer de colo uterino e de mama devem ser prevenidos com a rotina dos exames preventivos e de mamografia”, completou Fernanda.

 

CRONOGRAMA:

 

01/10 – TERÇA-FEIRA

  • Abertura da Campanha de Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do município.

 

09/10 – QUARTA-FEIRA

  • Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa).

 

16/10 – QUARTA-FEIRA

  • Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa).

 

19/10 – SÁBADO (8H ÀS 17H)

  • Oferta: Sala de espera (Saúde da Mulher)
  • Realização de Preventivo Colo do útero
  • Solicitação de mamografia
  • Pesagem bolsa família
  • Vacinação

23/10/2019 – QUARTA-FEIRA

  • Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa).

 

30/10/2019 – QUARTA-FEIRA

  • Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa).

 

31/10/2019 – QUINTA-FEIRA

  • Fechamento da campanha em todas as unidades com atividades diversas, voltadas para saúde da mulher.