O evento serviu para conscientizar os profissionais sobre o trabalho e objetivo do SAD

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira (22), no Parque Natural Municipal de Saudade, uma capacitação para os médicos do município. Com o tema ‘Triagem no SAD: Aperfeiçoando a jornada de cuidado em casa’, o encontro teve o objetivo de conscientizar e informar os profissionais sobre o trabalho do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e quais são os tipos de paciente que atendem aos requisitos para obter esse serviço. O evento foi conduzido pelo médico do SAD, Igor Pereira de Carvalho, e pelos fisioterapeutas Eduardo Matos Chiesse de Castro e Fernanda Leôncio Fontes.
Igor Pereira de Carvalho destacou que a importância dessa capacitação consiste em alinhar a Atenção Básica, que é o nível da atenção que está mais próximo do paciente, e o tipo de cuidado. “Assim, nós podemos aperfeiçoar o atendimento e qualificar a atenção com os pacientes, diminuindo a hospitalização e aumentando o conforto e a sobrevida daqueles que estão em cuidados paliativos, além de melhorar o cuidado e facilitar o trabalho da Atenção Básica. Dessa forma, a gente se transforma em matriciador, que é como se fosse um orientador do cuidado para aquele tipo de causa da doença do paciente”, informou o médico.
A supervisora técnica de educação permanente, Rose Aparecida Batista, frisou a necessidade de conhecer e entender o SAD e suas demandas. “Muitas vezes, quem está lá na Atenção Básica, lá na ponta, não reconhece quais são os requisitos para que o paciente seja atendido pelo SAD. Isso acaba aumentando a demanda do mesmo e ele não consegue atender a todos aqueles que realmente têm necessidade de serem atendidos em casa. O objetivo principal da Atenção Básica é fazer com que a doença do paciente não o leve a um comprometimento no qual ele não consiga sair de casa para ser consultado”, finalizou.
Também presente no evento, a coordenadora de Urgência e Emergência, Roberta Freitas, disse que é importante realizar essa capacitação para que a assistência aos pacientes seja melhorada, uma vez que o objetivo é proporcionar uma qualidade de vida melhor para eles.

Febre maculosa
Outro assunto que foi abordado no evento, pela coordenadora da Atenção Básica Juliana dos Santos Russi, foi o alerta de Intensificação da Vigilância da Febre Maculosa, assunto que está sendo abordado em todo o território nacional. Os médicos presentes receberam um manual contendo orientações quanto à vigilância e assistência ao paciente com suspeita da doença.