Foram ofertadas ações como emissão de 2ª via de documentos e recadastramento de beneficiários de usuários de programas sociais

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) promoveu, nesta terça-feira (14), um mutirão do Cadastro Único para os moradores do bairro Santa Izabel. Os atendimentos foram realizados das 9 às 13 horas, oferecendo serviços como a emissão de 2ª via de documentos e atualização do cadastro dos moradores.
O morador Elias da Silva de 37 anos, disse que a questão da acessibilidade dos mutirões ajuda muito a população: “Muitas pessoas têm dificuldade de locomoção, então o fato deles se mobilizarem e se organizarem para vir até aqui e nos ajudar, é muito bom e útil”, disse.
A coordenadora do setor do CadÚnico, Celina Porte, falou da importância dos moradores participarem dos mutirões. “Esse tipo de ação é importante para que o cadastro se mantenha sempre atualizado e é obrigatório fazer isso de dois em dois anos, podendo atualizar antes caso haja alguma alteração. Também é importante para que os moradores que não têm um acesso fácil aos Cras possam estar participando nos seus respectivos bairros, solicitando o que estiverem precisando e exercerem seus direitos”, afirmou.
O secretário de assistência social, Fanuel Fernando, ressaltou a necessidade de fornecer oportunidades como essa para que todos tenham seus direitos atendidos.
– O mutirão do CadÚnico é uma das coisas mais importantes que nós organizamos, para avaliar a situação e ver o que cada morador precisa. É um momento para resolver possíveis irregularidades, onde é realizado o recadastramento e o encaminhamento da documentação para o Ministério Público. Fazemos isso para ajudar as pessoas necessitadas e vulneráveis, destinando o recurso do ministério de forma justa, alcançando a maior quantidade de pessoas possíveis, por orientação do nosso prefeito Rodrigo. Nós lutamos justamente para não tirar de ninguém e só colocar onde é necessário – finalizou.

CadÚnico
Criado pelo Governo Federal e operacionalizado pelas prefeituras, o Cadastro Único é um registro que permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.
Os principais programas que utilizam o Cadastro Único são: Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso; Minha Casa Minha Vida.