Evento teve como objetivo a criação de um comitê visando à proteção dos moradores de rua

Na noite da última terça-feira, 08, no Parque Municipal  Natural de Saudade, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promoveu o I Fórum Municipal sobre População em Situação de Rua. O evento teve a finalidade de encaminhar a criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal da População em situação de rua (COMPOSIR).

O comitê será composto por doze membros divididos por representantes da Pastoral da Sobriedade, Grupo Acolher, Pastoral da Matriz, Amor Exigente, Lar de Jesus e as secretarias de Educação, Assistência Social, Governo, Ordem Pública, Saúde e Desenvolvimento Econômico. O funcionamento será nos moldes de um conselho e os membros se reunirão mensalmente com a função de discutir propostas e traçar estratégias para buscar a ressocialização do cidadão e viabilizar a sua saída das ruas.

O prefeito Rodrigo Drable parabenizou os envolvidos na  criação do comitê. ”Sei o desafio de trabalhar nessa empreitada, meu extremo respeito pela dedicação de todos com o próximo. Dispomo-nos a fazer o melhor dentro do que realidade permite para administrar esses problemas. Com a criação do comitê, será possível um trabalho coletivo para alcançar o êxito e ajudar o máximo de pessoas”, declarou Drable.

Emocionada, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, agradeceu o apoio do prefeito Rodrigo Drable. “Temos que parabenizar a todos que fizeram isso acontecer. A sociedade pediu e o prefeito atendeu, é importante que a população tenha um olhar acolhedor com essa gente. Nós estamos contentes com o conjunto do trabalho que vem sendo realizado. Neste ano já tivemos o abrigo temporário e foi gratificante ver a colaboração de todos”, enfatizou a secretária.

Segundo o conselheiro da Subseção da OAB, Eduardo Linhares, a parceria do poder público com a população é o caminho para o sucesso da ação. “Hoje é um grande marco na historia de Barra Mansa e do governo Rodrigo Drable. A ligação entre a prefeitura e sociedade civil será fundamental para fechar essa lacuna, o toque acolhedor da população agrega muito nesse trabalho em conjunto do poder público, que realizará o trabalho com responsabilidade e sabedoria”, disse Eduardo.