Nesta quinta-feira, 03, Barra Mansa avançou na capacitação e qualificação dos membros da economia criativa ao iniciar as aulas do curso de inglês para artesãos do município. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e a empresa de educação profissionalizante, Microlins, e tem como objetivo melhorar a comunicação dos profissionais com compradores turistas. Um dos requisitos para participação é a Carteira Nacional do Artesão.

A vice-prefeita Fátima Lima esteve presente na aula inaugural e afirmou que as aulas são mais uma conquista para os produtores. “Nós vimos que os artesãos não tinham familiaridade com a língua inglesa e que para participar de exposições em grandes centros comerciais era necessário que eles tivessem esse diferencial. Aprender inglês vai agregar muito valor ao produto deles e também servirá para o crescimento pessoal e profissional de cada um”, disse Fátima.

De acordo com a gerente de Turismo e coordenadora do Artesanato do município, Bhella Santos, a iniciativa faz parte de estratégias da prefeitura para fomentar o segmento. “A economia criativa de Barra Mansa tem sido pensada como um todo, não só para que os artesãos vendam na cidade, mas para o mundo. A parceria é justamente para que eles expandam, tenham mais liberdade e não fiquem presos a nossa língua. Isso é muito importante para nós”, afirmou Bhella.

A gerente informou ainda que devido à pandemia da Covid-19, a turma é reduzida e tem seguido os protocolos contra o vírus. “Essa primeira classe tem 20 alunos. Estamos fazendo dessa maneira para que não fique muita gente dentro de uma sala e que todos estejam seguros contra o coronavírus”.

O diretor da Microlins Barra Mansa, Everton Prudente, contou que além do ensino básico, as aulas têm foco em vendas. “Nós estamos muito felizes em proporcionar essa oportunidade para os artesãos. Somos a primeira escola do estado do Rio de Janeiro a oferecer um curso de inglês especial que tem como diferencial um formato que aborda o tema de vendas. Ao final do curso, todos receberão certificado de conclusão com carga horária”, acrescentou o diretor.

Novas turmas
Os artesãos interessados em participar do curso devem se dirigir até a Microlins, localizada na Avenida Domingos Mariano, 446, no Centro. Para se inscrever é obrigatório possuir a Carteira Nacional do Artesão. As próximas turmas serão abertas após a conclusão da primeira.