Campanha realizada este mês reforça importância de captações no Hemonúcleo

O Hemonúcleo de Barra Mansa segue realizando sua campanha do ‘Arraiá Solidário’, que tem o objetivo de incentivar as doações de sangue neste mês. E quem compareceu para doar, na manhã desta sexta-feira (23), foi a vice-prefeita do município, Fátima Lima.
Fátima contou que já tem o hábito de doar e participa pelo compromisso com a vida. A vice-prefeita elogiou a campanha do Arraiá Solidário e fez o convite para as pessoas também realizarem o ato voluntário.
_ Doar sangue é doar vida. Já fiz uma campanha de doação para um projeto e eu acho muito importante doar porque amanhã eu posso precisar. Muitas vezes as pessoas só se lembram de fazer a doação quando um familiar está precisando. Esse ato pode ajudar a salvar a vida de muitas pessoas que podemos não conhecer, mas terão suas vidas renovadas – declarou Fátima.
A coordenadora do Hemonúcleo de Barra Mansa, Thaís Mendes, disse que o estoque da unidade sempre precisa ser reposto, mas atualmente os tipos sanguíneos em situação mais crítica são os negativos, (A-, B-, AB- e O-). “Estamos recorrendo à lista dos doadores e falando com as pessoas que já podem doar novamente, pois o estoque está em baixa. Eu reforço a importância do tipo O Negativo, que é muito necessário por ser doador universal”, pontuou.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, é necessário aguardar um ano após a realização da mesma.
O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro, e funciona das 7 às 11 horas. Para quem for doar, está disponível o estacionamento no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, também localizado no Centro. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (24) 3512-0788.