Prefeito Rodrigo Drable participou de cerimônia de entrega e anunciou novos investimentos na unidade

Os livros didáticos “Barra Mansa: Cidade da Gente” continuam sendo entregues às escolas da rede municipal. Na tarde desta segunda-feira, 26 de junho, o prefeito Rodrigo Drable participou de mais uma ação, que desta vez foi voltada para mais de 70 alunos do 6º ano do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova. Ele foi acompanhado pela vice-prefeita Fátima Lima, pelos secretários de Educação, Marcus Barros, e de Governo, Luiz Furlani, e pelos vereadores Cristina Magno e Paulo Sandro Soares (atual presidente da Câmara Municipal). Pais e responsáveis de alunos também prestigiaram o evento.

“Barra Mansa: Cidade da Gente” é o título dado aos dois livros que foram lançados este ano, voltados, respectivamente, para alunos do 3º e do 6º ano do ensino fundamental. As obras foram organizadas e escritas por profissionais da rede municipal de educação e têm o objetivo de divulgar e estimular o aprendizado do conteúdo histórico, geográfico e cultural do município.

Uma das autoras, Rosângela Maielo, comentou que o trabalho foi iniciado em 2018 e concluído em 2022. “Os livros estão prontos para vocês. Todos poderão levá-los para casa e mostrar aos pais e amigos. Espero que aproveitem muito o conteúdo. Os leitores vão ver a beleza que nossa cidade tem”, disse.

O secretário de Educação do município, Marcus Barros, destacou a importância de realizar o lançamento da obra nas unidades escolares.

– Eu tenho certeza que todo mundo vai aprender muito com esse trabalho. E isso é bacana porque é o primeiro documento oficial dessa forma aos alunos da rede. Nós temos vários livros que contam a história do nosso município, mas nenhum nesse formato. Por isso fizemos questão de estar nas escolas para fazer o lançamento. Eu agradeço a todos os autores que tiveram esse trabalho para entregar um material tão rico”, declarou o secretário.

A vereadora da localidade, Cristina Magno, agradeceu ao prefeito Rodrigo Drable e todos os profissionais envolvidos na elaboração dos livros.  “Parabenizo todos que participaram da construção desse projeto. Aproveitem a leitura e o conhecimento que esses livros irão trazer para a vida de vocês”.

Também durante o evento, a vice-prefeita Fátima Lima lembrou que o Paulo Basílio já foi um dos colégios em que lecionava.

– Fico feliz em estar na Vila Nova apresentando o livro “Barra Mansa: Cidade da Gente”. Realmente Barra Mansa é a nossa cidade, é a nossa casa. Uma cidade que me acolheu. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo, ao secretário Marcus e a todos os profissionais da educação. Esse livro é o resultado do trabalho de muitas mãos. Eu creio que vocês farão uma viagem muito importante pra dentro desse trabalho, que vai trazer muitas informações importantes e interessantes que muitos de nós não conhecíamos antes – disse Fátima.

Novos investimentos

O prefeito Rodrigo Drable revelou na tarde desta segunda-feira que o Colégio Paulo Basílio vai ganhar, em 2024, uma escola vocacionada com foco em tecnologia. Atualmente Barra Mansa conta com três escolas vocacionadas, sendo uma voltada para a área musical e outras duas socioambientais.

– No próximo semestre nós iniciaremos as obras de adequação da unidade, como a construção de um laboratório e a instalação de diversos equipamentos, entre eles lousas digitais e novos computadores. Iremos trazer para nossos alunos o que há de melhor em tecnologia, para o desenvolvimento técnico em uma área de conhecimento que vem crescendo, podendo, assim, prepará-los para o mercado de trabalho – declarou Rodrigo.

O prefeito ainda informou que, nesta segunda-feira, houve a liberação de recursos para o Paulo Basílio, através do “Investe Escola”, para que sejam utilizados em serviços de manutenção da unidade, como pintura, reforma da quadra e troca dos refletores.