Quarenta estudantes visitaram a empresa nesta quarta-feira (05) e viram de perto como funciona o processamento de leite, manteiga, entre outros produtos

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, alinhou uma visita de estudantes do Colégio Municipal Antônio Rocha à Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, no bairro Santa Maria II. Alunos do 6º ao 9º ano conheceram toda cadeia de produção da empresa nesta quarta-feira, dia 05. A visitação está inclusa na semana do Torneio Leiteiro de Antônio Rocha, que começa nesta quinta-feira, dia 06.

O Colégio Municipal de Antônio Rocha foi a primeira instituição da rede pública a conhecer e entrar nas dependências da empresa. O presidente da Cooperativa, Cláudio Meirelles, ressaltou a reputação da empresa que chega a 83 anos de fundação em 2023 e enfatizou os benefícios da visita para adolescentes e jovens:

– A Cooperativa foi fundada em 27 de fevereiro de 1940 e, na época, a região do Vale do Paraíba era a maior produtora de leite da América do Sul. Barra Mansa teve a oportunidade de ter uma cooperativa que segue até hoje, com cerca de 180 colaboradores. A oportunidade dos alunos virem aqui agrega muito para eles e para nós, pois podemos mostrar um pouco de nosso trabalho. Eles passam pela experiência de ver o que o município produz e exporta – frisou.

A aluna Ana Beatriz Ferreira da Silva, de 14 anos, enalteceu a oportunidade de fazer o passeio pela fábrica. “Achei muito interessante saber de onde vem o leite que bebemos, os produtos que a gente compra. Gostei muito de ter essa manhã aqui”, comentou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou a importância de promover essa integração entre escola e indústria, e falou ainda da contribuição que buscaram com a visita.

– Foi uma visitação completa, passando por todo interior da Cooperativa, onde os alunos puderam presenciar como acontece a produção do alimento que as pessoas consomem nas suas casas, nas padarias. Esses alunos vivem e moram em uma zona rural e nem sempre têm possibilidade de acompanhar o trabalho. Através desta experiência, quisemos abrir os horizontes deles para que possam, inclusive, seguir na área de produtor rural. Agradeço ao prefeito Rodrigo Drable por toda ajuda e ao presidente Cláudio Meirelles, por ser solícito e abrir as portas da empresa – declarou.